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Quando concluída a Serra da Rocinha, desafio será a manutenção da SC-285

Rodovia estadual liga a BR-101 até a Serra da Rocinha. Após a conclusão da obra, a previsão é que tenha um alto fluxo de veículos

Depois de muitos anos de espera, a obra na BR-285, a Serra da Rocinha, está prestes a ser concluída. Mas, como toda estrada, a via precisará de manutenção. A BR-285 não vem a ser uma preocupação, pelo menos não por enquanto, já que é administrada pelo Governo Federal. A discussão em Timbé do Sul é quanto a responsabilidade sobre a manutenção da via de acesso a Serra da Rocinha, a SC-285.

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A Rodovia SC-285, que liga a BR-101 a Serra da Rocinha, é de responsabilidade do município, ou seja, arca com as despesas de manutenção da via. O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, vem buscando a federalização do trecho, para que a responsabilidade passe a ser do Governo Federal.

Com o alto fluxo de veículos pesados na via, os danos na pista devem aparecer em questão de pouco tempo. Essa é a preocupação do prefeito. “O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) diz que a SC-285 não é de responsabilidade do órgão. O Estado diz que vai ser do Governo Federal. Então fica nesse ‘empurra, empurra”, explica.

Biava ressaltou que voltará a discutir o assunto com o Dnit para tentar resolver a questão da federalização da rodovia com urgência e garantir a manutenção na via. Se o município conseguir a federalização da via, a SC-285 passa a fazer parte da BR-285. O trecho é considerado um corredor logístico entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e uma das principais ligações entre a Argentina e o litoral brasileiro.

Pavimentação da Rodovia MEL-255

Com a conclusão das obras da Serra da Rocinha, a pavimentação da rodovia municipal MEL-255 também se torna importante para Timbé do Sul. A rodovia, que corta o município de Meleiro, tem a menor distância entre a Serra da Rocinha e a BR-101, usada como uma rota alternativa.

A rodovia tem 13 quilômetros e liga a comunidade de Boa Vista, Alto Rio Jundiá, Tranqueiras até o distrito de Sapiranga. O trecho entre a ponte do Rio Jundiá, na comunidade de Boa Vista, até a SC-108, numa extensão de 2.184,590 metros lineares, já recebeu asfalto em 2021.

Obra de pavimentação na Rodovida MEL-255 | Foto: Divulgação

O trecho entre Boa Vista e Sapiranga começou a receber pavimentação neste ano. O prazo para a conclusão da obra é de 15 meses. A rodovia é uma importante alternativa para escoamento do tráfego para a Serra da Rocinha. “Uma obra muito importante e esperada há anos pelos moradores da localidade. Se não faltarem recursos, a obra deve ser concluída dentro do prazo estipulado”, afirma o prefeito de Meleiro, Eder Matos.

Para a manutenção do trecho o prefeito pretende construir uma praça de pedágio na altura da comunidade de Tranqueiras. “Estamos estudando cinco pontos naquela comunidade. Mas primeiro vamos aguardar a pavimentação ficar pronta e ver como será o fluxo de veículos”.

Os moradores da rodovia comemoram o asfaltamento da rodovia. A pavimentação deve acabar com um problema antigo enfrentado no interior de Meleiro, a poeira. “Quando fica muito tempo sem chover, não tem quem aguente a poeira que vem para as casas. Não dou conta de limpar. Para evitar, prefiro deixar as janelas fechadas, assim entra menos poeira. Agora com o asfalto, vamos resolver o problema” comenta Irene Corrêa, que mora na localidade de Tranqueiras há 83 anos.

Segundo o prefeito de Meleiro, para chegar na Serra da Rocinha pela MEL-255, os motoristas economizam, além do tempo de viajem, oito quilômetros de distância, deixam de passar por dois centros e 13 lombadas.

Conclusão das obras da Serra da Rocinha

Segundo o prefeito de Timbé do Sul, a Serra da Rocinha deve ficar pronta até o fim deste ano. As obras, que iniciaram em 2016, já tiveram o prazo para conclusão adiada algumas vezes. A primeira data de conclusão estava prevista para 2020. Desde então, outros prazos foram estipulados, mas a obra ainda não foi concluída.

De acordo com Roberto Biava, falta apenas um quilômetro para conclusão da BR-285 e oito quilômetros de São José dos Ausentes, no trecho de Santa Catarina. O atraso das obras se deu a vários fatores, dentre elas as chuvas.

“Em um período de 60 dias conseguimos trabalhar 10, pois na encosta da Serra chove muito. Então não temos como fazer uma previsão concreta de entrega das obras devido ao tempo. Mas se tudo der certo, o trecho de Santa Catarina fica pronto até o fim do ano”, pontua o prefeito de Meleiro.

O Governo do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), destinou R$ 15 milhões para a finalização da BR-285. De acordo com o Dnit, o último quilômetro que falta receber os trabalhos corresponde a trechos descontínuos na parte mais acidentada do terreno, onde o principal trabalho é a execução de contenções em oito pontos.

Esses locais terão soluções em cortinas atirantadas e telas de proteção, além de alargamento da plataforma da pista para viabilizar a implantação do pavimento de concreto.

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