Dentro de um mês, Criciúma poderá ter Rua Coberta
Previsão é que a Rua Coberta, no Centro de Criciúma, estará completamente pronta até setembro
O atual cenário da futura Rua Coberta Giro Lodetti, no Centro de Criciúma, é completamente diferente da cena que era encontrada há três meses. Quem passa pelo local já pode ver homens trabalhando e dando forma para o projeto, que tinha prazo de inauguração em janeiro deste ano. Mesmo com o atraso, a Prefeitura Municipal trabalha para entregar a obra ainda em julho.
Praticamente metade da rua está com os trabalhos adiantados. Os tapumes desta parte foram retirados, os paver instalados e a estrutura que vai sustentar a cobertura começou a ser colocada. O cenário traz aos comerciantes um pouco de alívio e esperança em dias melhores. Desde o início das obras, em agosto de 2022, os proprietários das lojas sofrem com a insegurança e prejuízo nas vendas, que caiu 80%.
“Estou tendo um prejuízo mensal de 80% nas vendas, desde que a obra começou. Agora que retiraram parte dos tapumes e começaram a levantar a estrutura, começo a ver uma luzinha no fim do túnel”, disse o comerciante Valmor Dalsasso Sobrinho, que tem uma ótica na rua há 22 anos.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Tita Beloli, a obra tem previsão de ser concluída até o fim de julho. “Estamos trabalhando para terminar até o fim do próximo mês. Se chover, pode ocorrer algum atraso, mas serão poucos dias. Depois disso, será definido a data de inauguração com a prefeitura”, afirma Beloli.
O projeto, que já ganha forma, tem estrutura metálica e cobertura em telha ausente, policarbonato e pergolado em madeira. Os pilares são metálicos e coberturas em formato de triângulos e losangos, lembrando folhas e trazendo sensação de aconchego. A marcação do piso é feita em paver colorido, facilitando um trânsito tranquilo e priorizando o pedestre, já no espaço a ser explorado pelos comerciantes o piso será cerâmico imitando madeira.
“Aquele local será para que aos finais de semana e depois que fechar os comércios, as famílias aproveitarem bons momentos. Será um ponto turístico na cidade”, frisa o secretário.
Salas comerciais serão reformadas
Além da construção da Rua Coberta, as salas desocupadas em um dos lados da rua serão reformadas. A obra da Rua Coberta está sendo executada em paralelo com o proprietário dos imóveis, que pediu a desocupação dos antigos inquilinos para realizar reformas. As salas serão totalmente repaginadas, ganharão fachada nova e vão abrigar lojas, bares e restaurantes. Os estabelecimentos vão compor o novo ponto turístico da cidade.
“Temos um prazo para entregar as partes internas, fachadas das lojas e pátio até a primeira semana de setembro. Já temos alguns locatários, tanto para lojas como para espaços de locação. Mas ainda temos espaços disponíveis para lojas, cafeterias, restaurante e sorveterias”, explica o proprietário dos imóveis, Ricardo Althoff.
Parte da rua ainda está com tapumes
Parte da rua ainda está com tapumes, onde ainda não foi iniciada a instalação de paver e estrutura metálica no local. A entrada da rua pela São José, ao lado do INSS (apenas referência), ainda está fechada, ficando somente uma abertura para passagem de pedestres. Segundo o secretário, falta apenas realizar a aberturas onde vão as sapatas, para que seja iniciado os trabalhos naquele ponto. “Vamos começar a mexer ali daqui uns quinze dias, aproximadamente. Já está em nossa programação”, afirma.