Notícias de Criciúma e Região

Defesa Civil trabalha para que terceiro areal não se rompa, na comunidade de Olho D’água

Dois areais se romperam na tarde deste domingo, dia 26, causando estragos em casas, comércios e ruas de Jaguaruna

A Defesa Civil está trabalhando no local em que ocorreu o rompimento de dois areais na tarde deste domingo, dia 26, na comunidade de Olho D’água, Jaguaruna. As forças de segurança estão atuando para que um terceiro areal não se rompa e provoque mais danos na localidade de Olho D’água.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano, no local havia três açudes de extração de areia, cercados por diques, sendo que uma dessas estruturas se rompeu, extravasando dois açudes. “Tem um terceiro açude que pode romper. Estamos trabalhando no sentido de reforçar essa terceira barragem, para que ela não venha a romper. Para que depois, a gente possa encerrar o fluxo desses dois que ainda estão escorrendo bastante água”, explica o coordenador.

A força da água destruiu o asfalto da estrada de acesso principal ao Balneário, na região central de Olho D’água, ficando a via completamente bloqueada e sem previsão de liberação. Três residências e três comércios foram atingidos e danificados pela água misturada com areia. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. O que teria provocado o rompimento ainda não foi divulgado pela Defesa Civil.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, que também atendeu a ocorrência, as fortes chuvas dos últimos dias pode ter intensificado o aumento das águas, ocasionando o alagamento na localidade. Destroços e madeiras que se encontravam no local foram arrastados pela água, atingindo os imóveis e ficando no meio da via.

Os Bombeiros realizaram a sinalização e isolamento de área devido aos riscos. Uma senhora que morava nos fundos de uma madeireira precisou ser resgatada pois havia ficado ilhada e sem condições de se deslocar. Uma outra família também recebeu auxílio para atravessar a água e chegar em casa. 

Postes de energia elétrica também foram danificados, deixando as comunidades de Linha Carioca, Balneário Esplanada e Arroio da Cruz sem energia por algumas horas. Uma equipe da Cooperaliança está trabalhando no local e aguarda as águas baixarem para concluírem os serviços. Neste momento, apenas a região de Balneário Esplanada está sem energia.

Trabalham no local a Defesa Civil, Polícia Militar (PM), Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e a Cooperaliança.

Veja vídeos do ocorrido:

 

Veja abaixo vídeo divulgado nas redes sociais pelo presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, o Dedê, sobre a energia:

Leia mais:

Areal rompe e alaga casas e ruas em Balneário Esplanada

Você também pode gostar