De cobrador de ônibus ao vereador mais jovem da história de Urussanga
Luan Varnier, vereador de Urussanga, é o entrevistado do podcast Política Sem Gravata; ele conta como iniciou na política aos 19 anos, sobre se tornar parlamentar aos 24 anos e a projeção para as eleições de 2024
Eleito o vereador mais jovem da história da Câmara de Urussanga, Luan Varnier (MDB) é o entrevistado do Podcast Política Sem Gravata. Professor de português em um escola na comunidade de Azambuja, em Pedras Grandes, ele destaca que está político e deixa o futuro em aberto para as eleições municipais do próximo ano.
“Costumo cantar aquela música: ‘Deixa acontecer naturalmente’. Sou do natural, as coisas tem que acontecer ao natural. Nada goela abaixo. A política não é dessa forma, é com diálogo”, comenta o vereador. “Temos interesse, sim, no futuro, se Deus permitir, se tivermos saúde, se tivermos o apoio da população de subir as escadinhas. Para que cargo? Não sei ainda. É muito cedo para dizer, as coisas têm que acontecer, as pessoas entenderem, não agora tu vai ser vice-prefeito, agora tu vai ser prefeito, agora tu vai ser deputado, agora tu vai ser governador, sabe se lá né”, projeta o parlamentar.
Morador do bairro De Brida, em Urussanga, ele foi candidato pela primeira vez aos 19 anos nas eleições de 2016, ficando na 1ª suplência com 268 votos. Sem carro, percorria os bairros a pé. Já em 2020 foi novamente candidato e foi eleito vereador com 560 votos, aos 24 anos.
“Tive que começar a trabalhar cedo como cobrador de ônibus e pude sentir, mesmo que na iniciativa privada, a necessidade das pessoas. Eu percebia pelas comunidades onde passava como cobrador de ônibus que as pessoas precisavam de políticos que olhassem para elas”, lembra o vereador. “Tudo aquilo foi me dando o desejo se participar do processo político e aos 19 anos me coloquei a disposição”, completa.
Confira o podcast Política Sem Gravata: