A vida no campo vem evoluindo com o passar dos anos e, apesar de ainda utilizarem muitas técnicas ensinadas por seus antepassados, os produtores rurais de hoje precisam se atualizar e conhecer o mercado para prosperar no agronegócio. É pensando nessa nova realidade que a Prefeitura de Treviso, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Veneza, lança o Programa Empreendedor Rural (PER), que é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Este curso gratuito possui uma carga horária total de 136 horas, divididas em 17 módulos de oito horas cada, sendo uma aula por semana. O objetivo é desenvolver habilidades empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio e gestão da propriedade rural. “Essa é uma oportunidade de ouro para os agricultores. O curso é gratuito e inédito na cidade, tem um conteúdo muito completo, além de ser ministrado por profissionais. O Senar ainda oferece o material didático e o certificado ao final das aulas. Com a experiência passada de geração em geração e com os novos ensinamentos que o programa vai trazer a nossa agricultura só tem a crescer cada vez mais forte”, afirma o prefeito Jaimir Comin.
Para se inscrever é necessário ter no mínimo 17 anos de idade, Ensino Fundamental completo, ser produtor rural ou pertencer a uma família de produtores rurais e ter espírito empreendedor. As incrições podem ser feitas na Epagri de Treviso, de segunda a sexta-feira, com Adriana Sangaletti. Também é possível se inscrever no Sindicato em Nova Veneza. As aulas serão realizadas no Auditório Vilso Savaris, anexo ao Paço Municipal de Treviso, sempre das 8h às 17h, e iniciam no dia 27 de março. As vagas são limitadas e abertas a toda a região.
Uma semana antes, também no auditório da prefeitura, os interessados participarão do Seminário de Apresentação do Programa Empreendedor Rural. Será no dia 22, a partir das 13h30min. Neste dia, todos poderão tirar suas dúvidas e saber um pouco mais sobre o PER com a ministrante Sueli Silveira Rosa.