Notícias de Criciúma e Região

Criciúma registra queda nos números de homicídios

Desde 2020 o município apresenta baixa nos números de homicídios

Nos últimos dois anos, Criciúma vem registrando uma queda nos números de homicídios. Em 2020 aconteceram nove casos e em 2021 foram seis. Além desse número, foi registrado no ano passado um latrocínio (roubo seguido de morte) e dois bandidos mortos em confronto com a Polícia Militar (PM) após roubo de uma farmácia no bairro Pio Corrêa, em Criciúma. Antes dessa baixa, 2019 registrou 25 mortes violentas, o número mais alto dos últimos cinco anos.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Segundo o delegado André Milanese, da Polícia Civil de Criciúma, a baixa nos números é resultado de um intenso trabalho realizado em conjunto entre os órgãos de segurança do município. A Polícia Civil com o trabalho investigativo, a Polícia Militar (PM) agindo na prevenção, de execução penal realizado pela Polícia Penal e as perícias criminais elaboradas pela Polícia Científica.

“As pessoas que cometem esses crimes são presas com mais rapidez e estão sendo condenadas. Isso acaba com aquele sentimento de impunidade que tinha anteriormente. A Polícia Militar começou a intensificar os trabalhos nos bairros, assim prejudica até os demais crimes, como o tráfico de drogas”, explica o delegado.

Ações da Polícia Militar

As ações que são promovidas pela Polícia Militar (PM) contribuem diretamente com a baixa nos números de homicídios. Operações, barreiras e a intensificação das fiscalizações são algumas das atividades realizadas.

Diariamente são feitas diversas operações policiais em Criciúma. Mas, visando combater especificamente os crimes violentos, a Polícia Militar atua diretamente nas redondezas do local onde aconteceu o crime, chamada Operação Saturação. “Sempre que acontece um crime violento realizamos a operação naquela região. Quando o criminoso comete um homicídio e isso traz a polícia para perto deles, acabam evitando cometer novamente” explica o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, tenente-coronel Sandi Sartor.

Com essa operação, o comandante do 9º BPM acredita que contribuiu na diminuição dos crimes pois a presença policial incomoda os criminosos. Pois durante a ação, que dura em torno de 10 dias, os bandidos ficam impedidos de cometer outros crimes. “Muitas vezes a ação vai impactar em outras questões, como no tráfico de drogas, por exemplo. Pois com a polícia nas proximidades fica mais difícil de cometer novos crimes”, frisa.

Geralmente os homicídios são cometidos com uso de arma de fogo. Quando apreendidas, acabam impactando na baixa dos números desse tipo de crime. “Buscamos coibir a questão de arma de fogo, com as operações de barreiras, varreduras e abordagens em locais que possivelmente pode ter arma de fogo, como em bares. Então intensificamos as operações nesses lugares”, ressalta.

Operação Saturação realizada pela Polícia Militar (PM) – Foto: Divulgação
Abordagem realizada pela Polícia Militar (PM) em bares para apreender armas de fogo – Foto: Divulgação
Operação Saturação realizada pela Polícia Militar (PM) – Foto: Divulgação

Homicídios em 2022

Em 2022 criciúma registrou dois homicídios. O primeiro aconteceu no dia 6 de fevereiro, no Centro de Criciúma, em que uma mulher deu uma facada no companheiro, de 22 anos, após uma briga de casal e acabou acertando uma veia na perna da vítima. Com o ferimento, o homem acabou morrendo ainda no imóvel.

A mulher foi presa, mas como tem uma criança pequena e alegou ter agido em legítima defesa, foi solta em seguida. O caso segue em julgamento.

O segundo homicídio do ano foi registrado dentro da Penitenciária Sul. Um detento, de 37 anos, foi morto por um ‘colega’ de cela. De acordo com o advogado Henrique de Oliveira Basquiroto, o suspeito de ter praticado o crime assumiu a autoria e relatou que ele e a vítima já teriam desentendimentos anteriores a prisão de ambos, além de discussões recorrentes dentro da penitenciária.

Ainda segundo ele, o acusado relatou que a vítima teria agredido ele após, acidentalmente, bater no colchão. Para se defender, o detendo revidou a agressão e a vítima acabou morrendo.

Leia mais:

Detento é encontrado morto em cela da penitenciária Sul

Homem é morto a facadas por companheira no Centro de Criciúma

Tentativas de homicídio em Criciúma

Há menos de 20 dias, a Polícia Militar de Criciúma registrou duas tentativas de homicídios. O primeiro caso aconteceu na noite do dia 17 de maio, no bairro Renascer. A vítima foi um homem que teve a casa invadida por dois criminosos armados que atiraram duas vezes contra o morador. A vítima segue internada no hospital em estado grave. Os tiros acertaram a região da cabeça.

A Polícia Civil acredita que a tentativa de homicídio tenha sido cometida por engano. No momento do crime, os autores questionaram entre eles se realmente essa era a vítima.

No dia 24 de maio um homem foi encontrado caído no chão com sinais de espancamento na Rua Imigrante Venzon, no bairro Tereza Cristina. A Polícia Civil está investigando o caso, mas a suspeita é que a vítima tenha furtado a bicicleta de um traficante da localidade e como represália, foi agredido. O homem ficou em estado grave e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o delegado André Milanese, da Polícia Civil de Criciúma, no momento do socorro os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acharam que o homem não iria resistir devido a gravidade dos ferimentos.

Leia mais:

Homem tem casa invadida e leva tiros na frente da família em Criciúma

Familiares identificam paciente internado em estado grave no São José 

 

Você também pode gostar