Notícias de Criciúma e Região

Criciúma passa a ter sede da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina

Cidade é a única do Sul a ter um polo da instituição, que está vinculado à Esucri

A partir desta quinta-feira, dia 10, Criciúma tem um polo da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). Vinculado à Esucri, é o único no Sul do Estado. A solenidade para assinatura do convênio entre as instituições teve a presença do Diretor Geral da ESMESC, Eduardo Passold Reis, e do juiz à frente da iniciativa, Júlio César Bernardes, além do diretor da Esucri, Everaldo José Tiscoski, e do coordenador do curso de Direito, professor Francisco Pizzette Nunes. O evento ocorreu na instituição de Criciúma, com a presença de juízes, advogados, professores, estudantes e comunidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Esta não é a primeira vez que a Escola Superior instala uma extensão no Sul, e sua volta foi, conforme Bunn, um pedido da classe. “Diante da grandeza da região, não poderíamos deixar de estar aqui. Eu creio que a formação humana pode influenciar como um todo, principalmente por meio das boas práticas jurídicas, em uma sociedade”, afirmou.

Caracterizada como uma pós-graduação, o projeto agora concretizado dá possibilidade aos bacharéis da área iniciarem suas carreiras com uma especialização em Direito Público. “O convênio entre a Esucri e a ESMESC é muito importante. Ele insere a Escola em nossa região e possibilitará mais acessibilidade na busca por conhecimento, sem ter que deslocar-se para a capital do Estado”, destacou Bernardes. 

Ao longo da formação, os alunos terão aulas com juízes e passarão a conhecer mais sobre a área e rotinas. Serão três módulos: Conteúdo Jurídico, Práticas Jurídicas e Residência Judicial. “São as mesmas aulas presenciais que teriam em Florianópolis, com o corpo docente qualificado e constituído por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que, além de reforçar o conteúdo das disciplinas, vão compartilhar a experiência da judicatura, um dos aspectos que diferencia a ESMESC de outros cursos jurídicos”, completou Bernardes.

Com a oferta inicial de 40 vagas, regulamentadas por edital, as matrículas estão abertas até 25 de fevereiro, com aulas previstas para iniciarem em março. “Lembrando sempre que a magistratura é o ápice da carreira jurídica. Todo aquele aluno que inicia o curso superior, ao graduar-se já começa a atuar como operador da profissão. Mas seu sonho é um dia poder ser um magistrado”, complementou o diretor da Esucri, Everaldo José Tiscoski.

As inscrições devem ser feitas no site da Escola: esmesc.com.br. As aulas serão, preferencialmente, presenciais nas sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. 

 

Saiba mais sobre a ESMESC

A Escola atua em Santa Catarina desde julho de 1986,  criada pela diretoria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).  Sua missão é preparar e aperfeiçoar bacharéis em Direito para o ingresso na carreira. A ESMESC é responsável pela formação de mais da metade dos magistrados em atuação em Santa Catarina. 

Você também pode gostar