Notícias de Criciúma e Região

Criciúma é alvo de operação da Polícia Civil contra crime organizado

Mais nove cidades de Santa Catarina também estão alvos da operação

A Polícia Civil está realizando na manhã desta terça-feira, dia 21, uma operação policial para combater organizações criminosas em Criciúma e mais nove municípios de Santa Catarina. A ação conta com o apoio da Polícia Militar (PM).

As investigações são frutos dos trabalhos desenvolvidos pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado da Capital (Decrim), na região que é conhecida como Morro do Quilombo, no bairro Itacorubi.

Em 2022 ocorreu a 1º fase de operações policiais naquela localidade, onde diversos materias indicativos e que comprovam as atividades de integrar organizações criminosas e dos crimes de tráfico de drogas e de porte ilegal de armas de fogo foram recolhidas pelas equipes. 

Após análise dos materiais apreendidos, o inquérito policial em andamento conseguiu materializar indícios da participação de diversos investigados que atuam na Capital e possuem conexões com outros suspeitos que agem na mesma organização criminosa, mas em outras cidades do Estado.

Diante das provas apresentadas e registradas no inquérito, a Justiça catarinense expediu cerca de 50 mandados de buscas e apreensões para que fosse desencadeada a 2º fase da Operação. Nesse sentido, foram judicialmente autorizadas diligências em Criciúma, Florianópolis, Joinville, Palhoça, São José, Blumenau, Guaramirim, Araquari, Itajaí e Camboriú.

As ordens judiciais expedidas estão sendo cumpridas integralmente pelas equipes e, até o momento, já houve a apreensão de drogas e materiais importantes para a investigação e desfecho de crimes graves que ocorreram na Capital. Nas outras cidades, as apreensões estão sendo contabilizadas, mas foram encontrados manuscritos e outras de grande interesse investigativo.

Participaram da operação os policiais civis das unidades da diretoria da Grande Florianópolis, Diretoria do Litoral, Diretoria de Investigações Criminais (DIC), academia da Polícia Civil, Saer, Copc e Core. A Polícia Militar prestou apoio na capital catarinense através do 4º Batalhão de Polícia Militar e Choque.

Você também pode gostar