Criciúma é a 3ª cidade do Brasil com menos casos de mortes violentas
Com o resultado, a cidade ficou no ranking entre os municípios mais seguros do Brasil
Criciúma é a 3ª cidade que registrou menos casos de mortes violentas em 2022, ficando no ranking entre os municípios -com população entre 200 e 500 mil habitantes- mais seguros do Brasil. Os dados foram divulgados na última segunda-feira, dia 7, pela MySide, que avalia o número de assassinatos por cada 100 mil habitantes.
Em nível estadual, Criciúma ficou em 1º lugar, sendo considerada a cidade mais segura de Santa Catarina. Em 2023, a cidade registrou seis mortes violentas, ficando com a média de 5,1 por 100 mil habitantes. Em 2022 foram seis, em 2021 e 2020 foram 9 e 2019 registrou 19 casos.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) de Criciúma, tenente-coronel Mário Luiz Silva, esta classificação se dá por meio do trabalho preventivo, realizado diariamente por policiais militares, atendendo a população. “Uma série de ações preventivas e repressivas foram e estão sendo desenvolvidas para chegarmos a essas resultados. Os dados mostram que estamos no caminho certo”, disse o comandante.
Os resultados também estão somados ao trabalho de prevenção. A participação de toda a sociedade criciumense permite a intensificação da segurança da cidade, juntamente com diversas ações policiais, vem trazendo excelentes resultados no âmbito da segurança.
Segundo o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar tenente-coronel Mario Luiz Silva, “Esse resultado é fruto de inúmeras mãos ao longo dos anos e mostra que estamos no caminho certo. Sabemos que há muito por fazer e queremos fazer muito mais para entregar à sociedade criciumense uma segurança pública de excelência”, frisa.