Notícias de Criciúma e Região

Criciúma adota medidas de prevenção para nova cepa da gripe

A Secretaria de Saúde Criciúma está em alerta para a nova variante da gripe, H3N2 e adota diversos protocolos como o tratamento em 48h e aumento de testagem; confira

Visando a prevenção para a nova variante da gripe, a H3N2, a Secretaria de Saúde de Criciúma criou diversas ações de prevenção a propagação do vírus. Aumento nas testagens PCR, que identificam a variante, reforço na Unidade de Saúde no Centro, entre outras medidas estão sendo adotadas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“O município já emitiu uma nota de alerta e já notificou todos os serviços, reforçando orientações às equipes. Reforçamos ainda mais a unidade sentinela (centro), aumentaremos também o número de coletas de PCR para sequenciamento e identificação dessa variante, além de termos reforçado a medida de prevenção, sendo as mesma para Covid-19”, explica o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

A nova variante pode ser detectada através de um exame RT-PCR, o mesmo utilizado para a Covid-19. De acordo com o protocolo adotado em Criciúma, pacientes que testaram positivo para o novo vírus da gripe devem ficar afastados e em isolamento. Devendo retornar às atividades 24 horas após cessarem a febre e os sintomas.

“Estamos com todos os protocolos para o município de Criciúma para tratamento nas primeiras 48h e também com isolamento em muitos casos”, explica o secretário. “Estamos fazendo o máximo para conter esse surto que está acometendo todos os Estados”, completa.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) até este momento, foram confirmados 56 casos de gripe no Estado, sendo que 53 ocorreram entre o fim do mês de novembro e o mês de dezembro. Deste total, foi identificado o subtipo H3 em 33 casos.

Vacinação ocorre na Praça Nereu Ramos

 

A Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira, dia 23, um mutirão de vacinação contra a gripe e a Covid-19. A vacinação ocorre das 17h às 22h em frente a Casa da Cultura.

“Infelizmente a vacina que estamos aplicando hoje não contempla essa cepa, na trivalente esta cepa não está contemplada. Na próxima remessa de vacina para 2022 estará sim! Será uma vacina tetravalente que contemplará essa variante H3N2”, explica o secretário de Saúde.

Isso ocorre porque a nova variante surgiu no Rio de Janeiro, após a vacina já ter sido produzida e a Campanha de Vacinação contra a Gripe do Governo Federal já ter ocorrido.

Apesar disso, a infectologista Monica Anselmo Junkes afirma que é importante que todos se vacinem contra a gripe este ano. Já que novas variantes podem surgir.

“Quanto maior for a carga viral circulando entre as pessoas, maior serão as chances de que novas variantes surjam”, explica. “Por isso que nesse contexto a vacina é tão importante, quanto menos pessoas infectadas, menos variações vamos ter”, ressalta a infectologista.

Para prevenir a gripe é preciso:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

• Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;

• Manter os ambientes bem ventilados;

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

• Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

• Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

• Dotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Você também pode gostar