Covid-19: Cerca de 500 pessoas são testadas no primeiro dia de ação em Criciúma
Iniciativa de aplicação de testes rápidos na população continua até sexta-feira, dia 30, no Terminal Central
Após a primeira manhã de ação para o estudo da Covid-19 em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde já coletou 474 testes rápidos de sangue para identificação de anticorpos do coronavírus. A iniciativa segue até sexta-feira, dia 30, das 7h30min ao meio-dia, no Terminal Central. O objetivo é obter uma estimativa de quantas pessoas já tiveram contato com o vírus no município.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Está sendo uma ação muito importante, pois por meio dela, vamos conseguir indicadores fundamentais para o trabalho da Secretaria de Saúde. Também saberemos a porcentagem de contaminados no município. Já alcançamos um número significativo de testes nesse primeiro dia e vamos seguir com a ação todas as manhãs até a sexta-feira”, contou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
Os testes são direcionados para quem ainda não recebeu a vacina contra a Covid-19. “Estamos aplicando em todas as pessoas que possuem interesse, com exceção dos vacinados, porque se tornaria complexo identificar se o anticorpo é da vacina ou não. Lembrando que os testes não têm como finalidade o diagnóstico, já que é pesquisado anticorpos, e aqueles que apresentarem sintomas serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Centro de Triagem para atendimento médico”, explicou a coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira.