Notícias de Criciúma e Região

Conheça o Caminho de Santiago de Compostela Brasileiro

Fica em Florianópolis e conta com cenários incríveis das belas praias da ilha e passa por duas trilhas famosas da região

Você conhece o Caminho de Santiago de Compostela Brasileiro? Reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o caminho brasileiro – de 21 quilômetros, deverá ser complementado na Espanha: de La Coruña a Santiago de Compostela, totalizando os 100 quilômetros exigidos para a obtenção da Compostela (certificado de peregrinação).

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

E melhor, fica aqui, em Florianópolis! Conta com cenários incríveis das belas praias da ilha e passa por duas trilhas famosas da região: A trilha do Morro do Rapa e trilha da Feiticeira.

No caminho brasileiro – Santiago de Compostela passa por belas praias em Florianópolis; em 4 igrejas na região: na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus na Praia dos Ingleses; e em duas trilhas bem famosas da ilha: Morro do Rapa e Trilha da Feiticeira.

Dicas rápidas: O caminho brasileiro de Santiago de Compostela tem algumas placas de sinalização, recomenda-se o uso de botas de trilha, de bastões e de uma pequena mochila para levar apenas o essencial, principalmente água e lanche. A maior parte do trecho não oferece dificuldade, porém entre a praia da Lagoinha e a praia Brava, o peregrino enfrenta subidas íngremes. Também o trecho da Brava para Ingleses, feito em meio à mata, exige esforço.

O caminho inicia na igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na Rua Madre Maria Vilac, 1700, na praia de Canasvieiras que funciona como uma pequena cidade: conta com serviços de saúde, polícia, supermercado e comércio. Sua praia fica aberta para o norte, entre o mar oceânico e o de baía, com águas calmas, mornas e ondas suaves.

Saindo da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, segue-se em direção à praia pela rua Afonso Cardoso da Veiga. Uma vez na praia, dobrar à direita. O trecho de Canasvieiras a Cachoeira do Bom Jesus é feito pela praia, sem barreiras. No final da Cachoeira do Bom Jesus – após ter andado 3700 metros – é necessário cuidado com a sinalização, pois ali é feita a travessia de um curso d’água, com saída na servidão Manoel Salomé Jacques, já em Ponta das Canas.

A final da servidão, dobrando à esquerda, segue-se pela Avenida Luiz Boiteux Piazza por 2000 metros até a rua Deputado Fernando Viegas (Referência: Residencial Raio do Sol), onde se dobra novamente à esquerda. Ao final da rua paralela à praia (+ 700 metros), chega-se à igreja de São Pedro, onde se obtém o segundo carimbo.

Para sair de Ponta das Canas, dobra-se em direção oposta à praia e logo adiante se estará na Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos, por onde se segue por 480 metros, até chegar ao Antares Club Hotel Lagoinha (nº 1850), onde há uma passagem que leva à praia da Lagoinha, à esquerda.

A larga faixa de areia permite uma boa caminhada pela praia da Lagoinha, que é protegida por costões, tem águas quentes e calmas e abriga uma tradicional colônia de pescadores. Ao chegar ao final da praia da Lagoinha (510 metros), dobra-se à direita e dá-se novamente na Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos. Para passar da praia da Lagoinha para a praia Brava.

Voltando à Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos, logo após a ponte há uma escadaria, à esquerda. Sobe-se por ela e dobra-se à esquerda, seguindo pela rua Cônego Valmor Castro até chegar ao seu final. É onde inicia a trilha do Morro do Rapa, que leva à Avenida do Sol, já na praia Brava.

Sobre a Trilha do Morro do Rapa é uma trilha que está ligando a Praia da Lagoinha do Norte à Praia Brava, a trilha tem 2.800 metros só de ida, feita em mata fechada (mas bem segura) e pode ser percorrida em aproximadamente 1h30 ou em menos tempo caso você tenha um bom condicionamento físico. Durante o caminho, diversos mirantes surgem em meio à vegetação, proporcionando vistas privilegiadas do mar e da costa Norte de Floripa. Uma das primeiras coisas para você saber é que a trilha foi toda revitalizada pelo “Programa Roteiros do Ambiente – Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina – PRA” e Instituições parceiras. Isso garante que o percurso esteja bem sinalizado e padronizado para que os visitantes possam curtir o passeio com segurança.

Já a próxima praia é a praia Brava é aberta, de característica oceânica e possui ondas fortes e bravias, vindo daí seu nome. Possui cerca de 1.500 metros de extensão, de areia muito fina, amarela e macia. Ao chegar na rótula, dobra-se à direita, até a rua Sinésio Duarte, que dá acesso à praia. Deve-se, então, ir para a direita, caminhando até o final da praia. Inicia-se ali a travessia para a praia dos Ingleses pela trilha do Morro da Feiticeira, em meio à mata. É um trecho que exige muito esforço físico e atenção à sinalização. A trilha da feiticeira é bem demarcada e o caminho é limpo. Ela segue pela mata e é protegida do sol em todo seu trajeto. O trajeto segue margeando um pequeno córrego que existe no meio da mata. Em épocas de seca, ele fica quase impossível se ser identificado, mas possui um fluxo maior em épocas chuvosas, sendo necessárias pequenas pontes de madeira para fazer a travessia da água.

Passados todos os obstáculos do caminho, depois de uma agradável caminhada, você chagará na Praia dos Ingleses. Como dito, o caminho pode ser feito no sentido inverso também. Essa é a chegada nos Ingleses e também o início, caso esse seja o caminho seguido. Esse caminho do Morro das Feiticeiras tem um percurso de cerca 2000 metros (ida) em um tempo do percurso de cerca de 45 minutos.

A grande extensão da praia permite que, de um lado, o mar seja calmo e ideal para levar crianças e idosos e, de outro, as ondas sejam fortes e propícias para o surf. É o destino certo para quem quer praia com bastante movimentação, bares na areia, música, compras, paquera.

Obtido o carimbo, retorna-se à avenida Dom João Becker, seguindo-se por ela até à altura da rua Mercúrio (na bifurcação em Y). Então, dobra-se à esquerda, continuando por esta rua até encontrar a rua Intendente João Nunes Vieira. Nela está o Santuário Sagrado Coração de Jesus (nº 1529), final da jornada dos 21 quilômetros do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela.

Com o quarto e último carimbo na credencial, o peregrino está apto a fazer o Caminho de Santiago de Compostela a partir de La Coruña, capital da Galícia, totalizando os 100 quilômetros exigidos para a obtenção da Compostela (certificado de peregrinação).

As informações para fazer esse artigo foi retirado dos idealizadores do caminho “Amigos do Caminho”, visite o site para saber de mais informação. O Sul em Trilhas está convocando os trilheiros e trilheiras para cumprir essa missão no sábado do dia 29/10/2022.

📝A inscrição está no seguinte link: https://forms.gle/KSZKdrR5v9gGGoNT7

Também pode-se encontrar mais informações no instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente.

 

Você também pode gostar