Notícias de Criciúma e Região

Conheça o Alice, o jato executivo 100% elétrico que deve estrear em 2024

O Alice é um jato executivo projetado para viagens curtas, de até 800 quilômetros

A Eviation Aircraft revelou o projeto revisado para Alice, sua aeronave totalmente elétrica e confirmou planos para concluir a certificação de tipo FAA e entrada em serviço em 2024. Além disso, a empresa disse que a aeronave fará seu primeiro voo de teste no final do ano.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Desenhos de design recém-publicados revelam mudanças significativas em relação a um protótipo anterior, com uma configuração de cauda em T substituindo a cauda em V. “Mudamos de cauda em V para cauda em T para otimizar o desempenho e o manuseio e tornar mais fácil e confiável para os pilotos a transição perfeita para voar a aeronave”, disse um porta-voz da empresa.

Enquanto isso, os dois motores elétricos MagniX Magni650 de Alice foram realocados das pontas das asas para um poste na fuselagem traseira. Em maio, a MagniX entregou os primeiros motores Magni650 para a Eviation. O Clermont Group, com sede em Cingapura, possui as duas empresas.

O Alice é um jato executivo projetado para viagens curtas, de até 800 quilômetros, um ótimo alcance para empresas focadas em transportes regionais. Além disso, seu teto operacional é de até 9 mil metros, o que o coloca em uma posição confortável em meio aos jatos executivos convencionais. De acordo com a Eviation, sua capacidade máxima é de 11 passageiros, sendo dois deles tripulantes. O peso máximo de decolagem é de pouco mais de 7 mil quilos e a velocidade de cruzeiro é de 400 km/h.

Imagem: Divulgação/Eviation Aircraft

A Eviation sublocou vários hangares no Aeroporto de Arlington, no estado de Washington, e gastou pelo menos US $ 300.000 para renovar as instalações para apoiar seus planos para o trabalho de desenvolvimento de Alice.

Os principais parceiros do programa anunciados até agora incluem a Honeywell Aerospace, que está fornecendo o sistema de controle de voo fly-by-wire de Alice, e o grupo de aeroestruturas GKN Aerospace. Em 3 de junho, a GKN disse que entregou as primeiras asas totalmente integradas, empenagem e sistemas de interconexão de fiação elétrica para a aeronave de sua instalação em Bristol, no Reino Unido.

 

Fonte: AIN Online