Notícias de Criciúma e Região

Conheça as piscinas naturais na Trilha Cânion Malacara, em Praia Grande

Ah a cidades dos cânions, a cidade que faz divisa com o Rio Grande do Sul e a faz conexões com a serra, que tem se destacado pelo turismo… Ela mesma: Praia Grande, mais uma cidade da nossa Santa e Bela Catarina.

A trilha do Cânion Malacara é considerada uma caminhada de nível fácil a moderado, uma versão mais leve do que a Trilha do Rio do Boi, que é uma trilha mais longa e que exige mais esforço físico.

A trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta sendo que levamos cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e temos 50 minutos para ficar lá, e pegar a bela vista dos paredões ou também desfrutar de um banho gelado no Poço do Malacara onde a água é muito limpa inclusive potável.

O Cânion Malacara possui aproximadamente 780 metros de profundidade, 3,5 km de extensão e 1km de largura. A origem do nome “Malacara” veio da raça de cavalos Malacara que possuem uma listra branca na parte frontal da cabeça. Nas paredes rochosas do cânion há áreas brancas semelhantes. 

Destacando-se a vista total das paredes do Cânion, com transição da Mata Atlântica e Mata Nebular. No decorrer da trilha pode ser observada espécies variadas de fauna como tucanos, sabiás, pica-paus, urus, entre outros.

A atenção deve ser redobrada, pois existem pedras de todos os tamanhos durante todo o percurso. Ao passo que vamos adentrando mais a vegetação da Mata Atlântica começa a se intensificar e a sensação é até que o ar começa a ficar mais puro.

As famosas piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral e são acessíveis pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina.

A ideia é ir devagar, de pedra em pedra, apreciando a fauna e flora, até chegar a uma das maiores Piscinas Naturais do Cânion Malacara. O banho é praticamente obrigatório. As águas geladas convidam a um mergulho para relaxar os músculos e refrescar o corpo. É fantástico!

O Parque nacional da serra geral junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra, abrangendo uma área de aproximadamente 30.360 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome dessas importantes unidades de conservação.

O relevo e os aspectos naturais característicos da região refletem uma série de atributos cênicos, histórico-culturais e de biodiversidade que justificam plenamente a sua conservação e o manejo sustentável de seus recursos.

Destaca-se nesse cenário regional uma conformação geográfica bastante particular, caracterizada principalmente por paredões verticais de até 700 m de altura em transição abrupta com o relevo suave ondulado do planalto, como se esse tivesse sido “aparado” a faca. É esta particularidade a responsável tanto pela heterogeneidade de ecossistemas quanto pelo potencial turístico de ambos parques, nacional e internacionalmente conhecidos pelos famosos e impressionantes cânions localizados no interior de seus limites territoriais.

O Parque Nacional (Parna) da Serra Geral foi criado pelo Decreto nº 531, de 20 de maio de 1992, com área de 17.300 ha. Suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.

Dia 10/12, o Sul em trilhas vai encerrar as trilhas de 2023 com essa maravilha!! Faça sua inscrição pelo link e venha com a gente: https://forms.gle/A11sZScrZH5UQytN6.

Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

Você também pode gostar