Notícias de Criciúma e Região

Conheça a origem da expressão “Vai para o caralho”

Apesar de muitas vezes serem considerados ofensivos, os palavrões fazem parte da linguagem do dia-a-dia da grande maioria das pessoas. São um “hábito”, uma “convenção que se aprende”. A maioria dos palavrões existe há centenas de anos e está longe de ser uma invenção dos tempos modernos.

A origem de alguns palavrões nem sempre é clara, como no caso de caralho. Apesar de se considerar que teve origem no espanhol carago, a palavra muitíssimo frequente na Península Ibérica, pode até ser anterior à romanização.

Mas você tem certeza que conhece o verdadeiro significado da palavra caralho? Talvez fique surpreendido com a sua origem.

A palavra caralho, que é um vulgarismo ou palavrão, vem do latim “caraculu”, que quer dizer “pequena estaca”, consequentemente pensa-se que a origem possa ser da palavra em espanhol carajo, uma expressão que pode designar um pau ou uma parte específica de um navio — a vigia, o lugar mais elevado de uma embarcação.

Para quem ainda está se perguntando onde é exatamente: o “caralho” é a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das Caravelas, também conhecida como Gávea. Era dali que os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

Dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.

Este local, nada agradável, era também e por isso mesmo considerado lugar de castigo e para aí eram mandados os marinheiros que infringiam alguma das normas vigentes a bordo.

O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no caralho e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom tempo. Sendo assim, Caralho “é o nome original do mastro acima da Gávea”, que era também conhecida como, a casa do caralho. Assim o comandante mandava o marinheiro para a casa do caralho. Daí surgiu a expressão: Vai pró caralho.


Com o tempo a palavra passou a designar uma miríade de coisas, que hoje em dia define toda gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo. Se bem que naqueles tempos não era bem com a conotação de que se tem a intensão nos dias de hoje.

Ao apreciarmos algo de nosso agrado, costumamos dizer: Isto é bom pra caralho.

Se alguém fala conosco e não entendemos, perguntamos: Mas que caralho é isso?

Se nos aborrecemos com alguém, dizemos: Vai pro caralho.

Se algo não nos interessa dizemos: Isso não vale um caralho.

Se, pelo contrário, algo chama nossa atenção, então dizemos: Isso me interessa pra caralho.

Também são comuns as expressões:

Essa mulher é boa pra caralho. Para definir beleza.

Essa mulher é feia pra caralho. Para definir falta de beleza.

Esse filme é velho pra caralho. Para definir idade.

Essa mulher mora longe pra caralho. Para definir distância.

Enfim, não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar sem juntar um caralho.

Se a forma de proceder de uma pessoa nos causa admiração dizemos: Esse cara é do caralho.

Se um comerciante está deprimido com a situação do seu negócio, diz: Estamos a ir pro caralho.

Se encontramos um amigo que há muito não víamos, dizemos: Onde caralho tens andado?

A partir deste momento poderemos dizer caralho, ou mandar alguém pro caralho com um pouco mais de cultura e autoridade acadêmica. É por isso que vos deixo este cumprimento do caralho e espero que o conteúdo agrade pra caralho, desejando que as vossas metas e objetivos se cumpram, e que a sua vida, agora e sempre, seja boa pra caralho.

E tenha um dia feliz! Um dia do caralho! Obrigada pela leitura até aqui, espero que tenha gostado, semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:

TikTok
Instagram
Twitter 

 

 

 

 

Você também pode gostar