Notícias de Criciúma e Região

Saiba como foram os desfiles de 7 de Setembro no Sul catarinense

Os tradicionais desfiles de 7 de setembro marcaram a celebração da independência do Brasil nesta quinta-feira, dia 7

Os tradicionais desfiles de 7 de setembro marcaram as celebrações de 201 anos de independência do Brasil nesta quinta-feira, dia 7. Diversas cidades do Sul catarinense realizaram o desfile. Confira:

Desfile Cívico de Içara reuniu quase 10 mil pessoas

O Desfile Cívico de Içara, realizado na manhã desta quinta-feira, dia 7, atraiu um público de quase 10 mil pessoas na rua Altamiro Guimarães. Considerando a participação de 54 entidades, divididas em 180 pelotões, um total de aproximadamente 4.500 pessoas desfilaram durante o evento. Os números fazem desta a maior edição do Dia da Independência já realizada no município.

Neste ano, o tema escolhido pela Administração Municipal foi Pátria, Brasil e Independência. “Foi um dia memorável para todos os presentes. O Desfile Cívico é mais do que uma celebração festiva, é a oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com a história, a cultura e a sustentabilidade do Brasil e da nossa Içara. Que este desfile seja um lembrete constante de que, juntos, somos capazes de construir um Brasil mais justo e uma cidade mais unida para as gerações que virão”, pontua a prefeita Dalvania Cardoso.

Os primeiros a marcharem pela rua foram os militares do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), representando o Exército Brasileiro. Na sequência, vieram a Polícia Militar, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, e as associações e entidades da cidade. Além da participação das escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o público pôde acompanhar a apresentação de sete fanfarras, sendo seis escolares e a outra do Grupo de Desbravadores e Aventureiros.

Moradores de Morro da Fumaça prestigiam Desfile Cívico

Na manhã desta quinta-feira, dia 7, a população fumacense se reuniu para prestigiar o Desfile Cívico de 7 de Setembro, organizado pelo Governo de Morro da Fumaça, via Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O evento, em homenagem à Independência do Brasil, aconteceu na Rua XV de Novembro e contou com a participação de entidades públicas e privadas do município.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e ao som da Banda Municipal, os Centro de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino iniciaram o desfile. Em seguida foi a vez da Banda da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Vicente Guollo dar o ritmo do ato cívico durante o desfile de mais um dos CEIs, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Programa Fumacense de Ação Social (Profas) e do Projeto Música na Escola, do professor Djalma.

O ponto alto do desfile que foi o retorno da Banda Municipal para uma apresentação em conjunto com o saxofonista italiano Virgílio Evangelisti. Eles tocaram em frente ao palanque, enquanto as balizas da EEBM Olivio Recco acompanhavam com uma coreografia. A apresentação deu início à participação das escolas municipais no evento, que trouxeram como tema o projeto que vem sendo desenvolvido neste semestre, “Plante amor por onde você for”.

Acompanhando o evento, o prefeito, Agenor Coral, e o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, falaram sobre a importância da data. “O desfile de 7 de setembro é uma homenagem à nossa Independência e um lembrete do que podemos conquistar como nação. Só tenho a parabenizar todos os envolvidos na organização, pois hoje pudemos presenciar um evento muito bonito, com a participação em grande quantidade dos cidadãos fumacenses”, comenta Coral.

Nova Veneza celebra dia da Independência do Brasil

 

Com o tema “Direitos Humanos e a Cultura de Paz”, Nova Veneza celebrou a Independência do Brasil na manhã desta quinta-feira, dia 7. Foram 38 entidades do município que desfilaram ao longo da Rua dos Imigrantes e Cônego Miguel Giacca.

O prefeito Rogério Frigo, abriu o desfile e parabenizou o público que compareceu no ato. “O país é de todos e a cada dia lutamos por mais, para que possamos ter uma nação mais justa, com educação e segurança para todos. Aqui em Nova Veneza temos orgulho de morar e fazer uma cidade que serve de exemplo, graças ao povo trabalhador e é isso que queremos para todo o Brasil”, afirma o chefe do executivo.

A organização do evento foi realizada pela Secretaria de Educação e contou com a colaboração de todos os setores da prefeitura. “É uma data muito importante e este ano trouxemos o tema dos direitos humanos e da cultura de paz. Assunto muito importante nos dias atuais e que nossas escolas conseguiram trazer, brilhantemente, atravéz dos cartazes e apresentações”, pontua a secretária de educação, Herica Felisberto.

Durante o desfile, as bandas da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto e da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann foram as responsáveis pro tocar a marcha.

Com o tema “Uma Pátria de Paz”, Desfile Cívico encanta Urussanga

Ao som da Fanfarra Municipal, composta por 70 membros voluntários com idades entre 6 e 61 anos, milhares de pessoas passaram pela Praça Anita Garibaldi, em Urussanga, para acompanhar o Desfile Cívico em homenagem à Pátria e celebração aos 201 anos da Independência do Brasil. Com o tema “Uma Pátria de Paz”, 41 escolas, entidades, associações e forças de segurança desfilaram pelo local.

“Foi um momento muito bonito, onde estudantes e munícipes marcaram presença no desfile, conscientizando sobre esse tema tão importante e relevante para a nossa sociedade. Uma Pátria de paz se faz com amor, união, amizade, cooperativismo e tantos outros sentimentos que nos pelotões conseguiram mostrar com clareza e muita magia”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai.

A cerimônia foi aberta com a apresentação do Hino Nacional, através da orquestra municipal e chamamento das autoridades presentes. Logo após, os pelotões das Polícias Militar e Civil, seguidos pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal deram início aos desfiles. A Fanfarra Municipal comandou as batidas da tradicional marcha de 7 de setembro, para que as escolas e centros de educação infantil, bem como, entidades, grupos de serviço, Secretaria de Saúde, Diretoria Municipal de Esportes e todos os participantes, concluíssem o trajeto que se estendeu até a Igreja Matriz de Urussanga. Ao final, a orquestra encerrou o evento, ao som do Hino da Independência.

Em certo momento, quebrando protocolo, o Prefeito Municipal Luiz Gustavo Cancellier, desceu do palanque e surgiu em meio ao desfile embarcado em uma moto triciclo acompanhado do Grupo de Motoqueiros Bocas de Porco. “Foi um convite que me deixou muito contente e empolgado. Foi um momento especial e agradeço muitíssimo ao grupo pela experiência e oportunidade”, destaca Cancellier.

Apresentações, homenagens, exposições de projetos e trabalhos de cada instituição também enriqueceram o Desfile, que contou ainda com a participação da Fanfarra da Escola Barão do Rio Branco. “Mais um ano em que o 7 de setembro foi sucesso e os urussanguenses fizeram bonito nas homenagens a nossa Pátria”, finaliza Janea.

 

700 integrantes no desfile cívico de Treviso

Com aproximadamente 700 integrantes, Treviso realizou na manhã de hoje, dia 7, o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. A solenidade de abertura das atividades aconteceu em frente ao Paço Municipal, seguido do desfile na Avenida Professor José Forest Abatti.
O prefeito Valério Moretti aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores pelo evento. “Parabenizo à Secretaria de Educação, às diretoras das escolas municipal e estadual por todo o trabalho realizado para organizar essa solenidade e o desfile nesse dia tão especial para o nosso país”, disse.

Nesse ano o desfile cívico teve como tema “Treviso e Sua História” e contou com a participação da Polícia Militar, Escola Básica Udo Deeke, escolas municipais, Proast, Cras e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A comemoração pela Independência do Brasil reuniu secretários, vereadores, pais e professores do município e, ainda, a fanfarra da Escola Básica Udo Deeke.

Sombrio leva 57 delegações ao Desfile Cívico

O centro de Sombrio foi palco de um grande desfile cívico. O Dia da Independência do Brasil foi celebrado por 57 entidades, entre escolas, Organizações Não Governamentais – ONGs, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Centros de Tradições Gaúchas – CTGs, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Lyons e outros.

Um grande público compareceu à Avenida Nereu Ramos, onde foi montado o palco principal e por onde passaram todas as delegações presentes no desfile, somando mais de dez mil pessoas.

Timbé do Sul: Desfile Cívico reúne comunidade

Na manhã desta quinta-feira, dia 7, os timbeenses pararam para conferir o tradicional desfile cívico de 7 de setembro. Com organização da Secretaria de Educação, a Turminha do Professor Vânio iniciou a marcha pela Rua Antônio Savi e seguiu até a Prefeitura Municipal de Timbé do Sul.

Os pelotões foram regidos pela Banda Fanfarra Municipal. Marcharam integrantes do CEI Prefeito Aristides José Bom, CEI Mario Marchesine, EMEF Frei Modesto, Banda Fanfarra Municipal, APAE e EEB Timbé do Sul. Cada uma, durante o desfile, relatou sobre os objetivos, missões e projetos executados.

Autoridades foram citadas, sendo que o prefeito em exercício, Acélio Baesso, o sargento da Policia Militar de Timbé do Sul, Marcelo Picolo, a presidente da Câmara de Vereadores, Renata R. Biava hastearam as bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Timbé do Sul durante o hino nacional brasileiro. “Agradecemos a presença de todos que vieram nesta manhã linda para representar nosso país. Muito obrigado aos alunos, pais, autoridades e comunidade em geral”, desejou Acélio.

Morro Grande desfila neste 7 de setembro

Manhã de 7 de setembro é dia de desfile cívico em Morro Grande. Com organização da Secretaria Municipal de Educação, a independência do Brasil teve presença de autoridades e pelotões compostos pela EEB Ana Machado Dal toé, EMEF Prefeito Dário Crepaldi, CEI Nossa Senhora da Salete, CEI Pernalonga, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Terceira Idade.

O desfile foi regido pela Banda Fanfarra de Morro Grande. “Realizar este desfile é resgatar os valores e patriotismo. Que cada mensagem passada possa ter tocado o coração das pessoas que participaram tanto do desfile, quanto acompanharam a marcha. Nosso muito obrigada a todos que estiveram neste 7 de setembro”, declarou a secretaria de Educação, Aline Coral.

Leia Mais

Multidão acompanha desfile de 7 de setembro em Criciúma; veja fotos

Você também pode gostar