Concurso Unificado: “Enem dos concursos” ocorre neste domingo (18)
São mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Foram definidos 3.647 locais de prova e 72.041 salas, em 228 municípios de todos os estados
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, será realizado neste domingo (18), cerca de 2,1 milhões de inscritos para as 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Foram definidos 3.647 locais de prova e 72.041 salas, distribuídas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros. Mais de 210 mil pessoas vão trabalhar na aplicação do exame. É o maior concurso público da história do Brasil.
O esquema de organização das provas será similar ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por isso o CPNU foi apelidado de o “Enem dos Concursos”. Os candidatos chegam ao local de prova, onde há um horário para o fechamento dos portões. A maior diferença é que as aplicação das provas têm duração menor que no exame do ensino médio. Por isso, as provas são feitas em um dia só. Os portões do concurso abrem às 7h30 durante a manhã e às 13h à tarde.
A expectativa é que o governo divulgue o gabarito das provas na próxima terça-feira (20). Os inscritos podem contestar o gabarito e a elaboração das questões até o dia seguinte. Os resultados oficiais devem sair em 21 de novembro, depois de o prazo para os processos de recursos e avaliação da inscrição dos autodeclarados pretos, indígenas e pessoas com deficiência. A data final, no entanto, pode mudar a depender do que o governo decidir.