Você já parou para pensar quando foi que a frase “você vai saber – ver – o que é bom pra tosse” se tornou uma expressão usada de ameaça ao invés de um pedido de ajuda?
Dito popular muito usado na geração passada, que até hoje ainda é aplicado, vez ou outra. Uma possível explicação para isso é de que antigamente os medicamentos não eram tão agradáveis para a aceitação geral. Os xaropes tinham gosto ruim e causavam reações nas pessoas pelo desconforto de tomarem remédio amargo à contra gosto. Essa expressão se tornou sinônimo de algo ruim.
Porém há quem diga que surgiu do murro que se dava nas costas quando as pessoas engasgavam e ficavam tossindo. Era pra melhorar, mas também machucava e pode ter virado uma ameaça.
Remédios caseiros e antigas receitas da vovó, da tia ou da mãe podem trazer um conforto emocional mas apenas o tratamento correto e a resolução ou amenização das condições patogênicas é que irão acabar com a tosse. O melhor remédio contra a tosse é a visita periódica ao médico logo aos primeiros sinais de qualquer desordem na saúde.
Sua saúde e suas atividades não precisam ser comprometidas, “Nem que a vaca tussa.” Aliás, vou deixar um vídeo aqui onde eu falo justamente sobre essa expressão que acabo de falar aqui, para assistir clique aqui.
Atenção com as boas práticas e até a próxima postagem. Siga-me nas redes sociais: