Notícias de Criciúma e Região

Comitiva Italiana visita cidades da região carbonífera

Ao todo, 13 italianos estão na região sul catarinense

Uma comitiva de 13 italianos da região de Belluno, na Itália, visitou neste fim de semana os municípios da região. Na sexta-feira, dia 17, o grupo conheceu o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), e a estrutura que fica no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). No sábado pela manhã eles estiveram em Siderópolis em cerimônia realizada na Piazza Nova Belluno pelo Governo Municipal, Associação Bellunese Nel Mondo e Associação Cultural Amigos de Forno di Zoldo.

Entre as pessoas que compõem a comitiva estava a vice-prefeita de cidade de Sedico, Gioia Sacchet; vereador de Farra d’ Alpago, Fortunato Calvi; e o Presidente da União Nacional das Associações de Imigrantes e Emigrantes e Presidente da Associação Belluno Nel Mondo, Oscar de Bona.

 O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, lembra que os italianos estão retribuindo a visita feita pela comitiva brasileira em abril de 2022. “É muito positivo para estreitar as relações, criar novas possibilidades para nosso Museu e para o Unibave em busca de novos horizontes e da internacionalização de nossa instituição”, comentou o reitor.

 Em Orleans os visitantes ainda estiveram contato com o acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício, que fica na Casa de Pedra, e que guarda toda a documentação dos primeiros imigrantes italianos que habitavam a colônia Grão-Pará.
A vice-prefeita de Sedico, Gioia Sacchet, disse que está maravilhada com a região. Segunda ela, a recepção dada a delegação é extraordinária. “Vir aqui é descobrir nossas raízes passadas e, sobretudo, dar também uma visão futura para nossos jovens, e com isso, pode surgir um intercâmbio cultural entre a Itália e o Brasil”, comentou Gioia.

 Em Orleans eles ainda estiveram na Prefeitura Municipal, onde foram recepcionados pelo prefeito em exercício Mario Coan e encerraram o passeio na cervejaria Big Jack. 

Visita ao Brasil

O presidente da União Nacional das Associações de Imigrantes e Emigrantes e presidente da Associação Belluno Nel Mondo, Oscar de Bona, explica que a delegação foi ao México, e depois ao Peru, antes de vir ao Brasil. Aqui estiveram em Garibaldi, Santa Tereza, Encantado, Antônio Prado, Nova Prata e Erechim no Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina já passaram por Pinhalzinho, Chapecó, Iomerê e Pinheiro Preto. Na sexta-feira estiveram em Orleans, Criciúma. No sábado em Siderópolis, depois para Pedras Grandes, depois na entrega do Título Honorário a Moacir Fontana em Urussanga.

No domingo pela manhã participaram da assinatura de um Gemellágio entre Soverzene na Itália e Cocal do Sul. Depois, seguiram para Florianópolis, onde no domingo a noite encontraremos com pessoas de Belluneses interessadas a forma o Círculo de Florianópolis.

Conforme Oscar de Bona, outra comitiva, com o prefeito da cidade italiana de Longarone, que estava em Gramado e Bento Gonçalves, participou em Urussanga, no sábado, pelos 30 anos da assinatura do Gemellágio entre Longarone e Urussanga.

Todos irão se encontrar com o prefeito de Soverzene, que chegou de São Paulo, para no domingo pela manhã participar assinado o Pacto de Amizade com Cocal do Sul. Ao todo no domingo, somado as comitivas que estiveram em Orleans na sexta-feira, o grupo do prefeito de Longarone, e o grupo do prefeito de Soverzene, estiveram em Cocal do Sul entre 40 e 45 pessoas da Itália.

Segundo Oscar, com essas visitas surgirá ideias de cooperação. “Não irei prometer agora, porque teremos que estudar e preparar bem as colaborações”, comentou. Segundo ele, uma das ideia é a troca de conhecimento com o Museu ao Ar Livre, com os Museus de Belluno. Algo que seja interativo e multimídia. “É uma coisa que poderemos dizer que já está feita. Será só uma questão das fundações Unibave e do Museu Belluno, de como fazer essa cooperação”, informou o presidente da União Nacional das Associações de Imigrantes e Emigrantes, que incentivou a criação um Círculo de Bellunese em Orleans.

Em Siderópolis

Em Siderópolis uma cerimônia simples foi organizada na Piazza Nova Beluno na manhã de sábado. Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, é muito importante o resgate do pacto de amizade com a região de Beluno. Ele lembra que uma nova comitiva vai estar na cidade em dezembro para em ocasião do gemelágio com o Val di Zoldo, e futuramente será renovado o pacto com o Beluno.

O prefeito Franqui Salvaro comenta que esse movimento de receber e visitar é importante para sempre estreitar e fortalecer os laços dos povos das cidades irmãs. “É importante o fortalecimento da cultura, para fortalecimento da história e acredito que é isso que fizemos e vamos continuar fazendo”, comentou o prefeito.

Você também pode gostar