Notícias de Criciúma e Região

Com Ordem de Serviço assinada pelo governador, obras no aeroporto de Forquilhinha serão retomadas

Assinatura da Ordem de Serviço foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 18

Com atraso desde agosto, as obras do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, serão retomadas nos próximos dias. O governador do Estado, Jorginho Melo, assinou a Ordem de Serviço na manhã desta quinta-feira, dia 18, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), autorizando o repasse de R$ 11,6 milhões para a continuidade dos trabalhos. 

A empresa contratada para a realização das obras e vencedora do processo licitatório, a Prado e Prado, realizou apenas 21% dos trabalhos, sendo que R$ 3,6 milhões já foram investidos, afirma o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

“O prazo de entrega da revitalização do Diomício Freitas estava previsto para agosto de 2022. Depois para novembro de 2022 e quando percebi, em dezembro, a empresa estava abandonando. 21% da obra até agora foi realizada, faltam 79%”, explica o prefeito.

Assinatura da Ordem de Serviço – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

A Setep Construções, que ficou em terceiro lugar na licitação, aceitou concluir o projeto após recusa da segunda colocada, a Qualidade Mineração. Neguinho explica que o contrato com a empreiteira já foi assinado e os trabalhos devem ser retomados em seguida. A expectativa é que sejam concluídos em até 90 dias. 

Caberá à Setep executar os serviços remanescentes de recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implementação de via de inspeção.

Com a revitalização, o Aeroporto Diomício Freitas poderá retomar as atividades de aviação executiva, de serviços de transporte aeromédicos e de transporte de valores.

Para o prefeito, esta é uma obra muito importante para a Região Sul. Após a conclusão, Neguinho deve solicitar que a administração do aeroporto seja realizada pelo município, que tem projeto de retorno nos voos comerciais e de carga.

“Uma ação muito importante do Governo de Santa Catarina aqui para a Região Carbonífera, para Forquilhinha, para Criciúma e Região Sul. Já conversei com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e, depois da conclusão das obras, que a administração do aeroporto possa ser transferida para o município de Forquilhinha. Nossa ideia é fazer uma parceria com uma sessão de uso, com um grupo daqui da região, para administrar o aeroporto. Visando a volta de voos comerciais e de carga, que é muito importante para o Sul de Santa Catarina”, completa o prefeito.

Você também pode gostar