Notícias de Criciúma e Região

Com bolo de um metro, comunidade celebra aniversário das obras no 24h do Boa Vista; veja fotos

Protesto foi realizado na manhã deste sábado, dia 1º, em frente ao 24h da Boa Vista; secretário garante que obras estão em andamento

Em tom de protesto, a comunidade do bairro Boa Vista, em Criciúma, preparou um bolo aniversário de um ano do início das obras do 24h. Com um metro de comprimento, o bolo chamou a atenção de quem passava pela frente da unidade na manhã deste sábado, dia 1º. Diversos moradores se reuniram no local para cantar parabéns e comer o bolo. A ação foi organizada pelo Conselho de Saúde da unidade que é composto por 12 membros.

“Faz um ano que foi fechado o atendimento de urgência e emergência do nosso 24h para reforma. Nesse um ano, não avançou em quase nada o trabalho deles. A reforma que fizeram foi pouca coisa. Estamos de vez em quando conversando com a secretaria, com o secretário, e estão sempre dando desculpas”, comenta o presidente do Conselho, Paulo Manoel, o Paulinho. “Queremos chamar a atenção da secretaria, do secretário, do prefeito. Foi bom, deu bastante gente, acolhemos o pessoal. E dali foi tirado que se não surtir efeito. Se não vierem conversar, não chamarem a comunidade para dar um prazo para essa obra, vamos fazer uma comissão, lotar dois ônibus e ir para a prefeitura, para secretaria conversar com eles”, enfatiza.

Segundo ele, as comunidades do bairro Boa Vista, São Francisco e Floresta 2 estão sendo as mais afetadas pela falta do atendimento de urgência e emergência. Inclusive, ressalta o presidente do Conselho, dia 19 de agosto, o 24h da Boa Vista irá completar 30 anos de existência. “Não aguentamos mais. Há 30 anos as pessoas idosas, dos bairros, se tratam ali. Tem idosos que vão há 10, 15 anos que quando precisava ia ali”, explica Paulinho.

No 24h do Boa Vista, além da Urgência e Emergência que está fechada para reforma, funciona a Unidade Básica de Saúde que tem realizado o atendimento da população das 7h às 22h e, também, nos sábados e domingos. Os casos de urgência e emergência que eram atendidos no local estão sendo levados à UPA do Rio Maina, UPA da Próspera ou hospitais.

Secretário reconhece atraso, mas garante que obra está em andamento

 

Fechada no dia 1º de julho de 2022 para a reforma do setor de Urgência e Emergência, a obra do 24h chegou a ficar parada devido a questões contratuais e de licitação. “A obra ficou por alguns meses realmente parada porque não tínhamos contrato. Tivemos dificuldade na licitação, impugnações, entre outras coisas. Agora, porém, estamos caminhando com a obra. Retomamos já faz dois meses, estamos na parte final dos pisos e na parte de toda a assistência não foi comprometida”, ressalta o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Segundo ele, a secretaria está trabalhando para que as obras sejam terminadas o mais breve possível. “Para reabrir não pode ser qualquer tipo de obra, tem que estar de acordo com a Vigilância Sanitária, tem que comprar equipamentos e imóveis novos. Vai ficar muito bom. Vamos seguir para concluir o quanto antes”, finaliza Acélio. w

 

Você também pode gostar