Notícias de Criciúma e Região

Com a chegada do inverno, será que vai nevar na Serra? confira

Com a chegada da estação mais fria do ano, cria-se a expectativa para a possibilidade de neve na Serra catarinense; climatologista explica previsão para este inverno

O inverno iniciou às 6h desta terça-feira, dia 21, e com a estação mais fria do ano vem aquela expectativa. Será que vai nevar na Serra? O climatologista da Epagri, Márcio Sônego, responde a essa pergunta.

“A neve na Serra pode acontecer? pode. Porque historicamente temos visto nos últimos anos que a neve tem acontecido mais da metade de julho até a metade de agosto. Tem previsão, sim, de alguma onde de frio mais forte em julho e agosto que possa trazer uma neve na Serra”, destaca.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Neste ano, no mês de maio a neve já marcou presença em diversas cidades serranas devido a uma onda de frio polar. Fazendo a alegria dos moradores e turistas. Além disso, Sônego destaca que em julho existe a possibilidade de novas geadas.

“No mês de julho acontece em média três geadas por ano aqui na nossa região. Então ainda tem-se o risco de alguma geada”, destaca.

Inverno será marcado por tempo bom

Os três meses de inverno – julho, agosto e setembro – serão marcados pelo tempo bom com temperaturas mais frias em julho, segundo Sônego. “Agosto muda um poquinho, predomina o sol, também, porém já com pouco mais de calor que o normal. Em setembro também predomina o tempo bom de sol com calorzinho um pouco mais que o normal, mas mesmo assim agosto e setembro serão meses frios aqui na região”, pontua o climatologista.

Segundo ele, julho será um mês frio com pouca chuva e predomínio do tempo bom. “Mês de julho historicamente é o mais frio do ano, com temperaturas mínimas de 9ºC na madrugada e 23ºC a tarde. Em média chove 106mm em julho e o mês terá alta umidade relativa do ar com média de 82%”, explica Sônego.

Ele faz um alerta,também, para os motoristas, neste período. “O inverno será marcado pela formação de serração, nevoeiro na madrugada e início da manhã. Então muita atenção para quem pega a estrada cedo, porque é muito comum ainda tanto em julho, quanto na primeira quinzena de agosto acontecer serração”, fala o climatologista. “Em resumo: julho frio e seco; agosto seco e frio/morno e setembro seco e morno”, completa.

Leia Mais
Prepare o guarda-chuva! Frente fria chega no Sul; veja a previsão do tempo

Como será o inverno 2022? Estação começa com tempo “emburrado”

Encanto e alegria com chegada da neve; veja fotos e vídeos

 

 

Você também pode gostar