Notícias de Criciúma e Região

Como será o inverno 2022? Estação começa com tempo “emburrado”

Depois de um outono gelado, com temperaturas negativas, saiba o que esperar da nova estação que começa nesta terça-feira, dia 21

O inverno começa oficialmente nesta terça-feira, dia 21, mas o frio já chegou faz tempo. O outono foi extremamente frio, principalmente nos meses de maio e junho, que registraram temperaturas negativas. Na Serra Catarinense, as madrugadas foram geladas, com registro de geada e até mesmo a neve fez a alegria dos visitantes.

Para os amantes o frio, os últimos meses foram perfeitos. Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, nos últimos três meses as temperaturas ficaram abaixo das médias registradas para este período do ano. “Em junho, por exemplo, foi 3 graus mais frio do previsto”.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

E o que esperar do inverno? Segundo Sônego, em julho, as temperaturas devem ficar na média prevista, 9 graus à noite e chegando a 23 graus no período da tarde. “Deve ser um inverno com pouca chuva e tempo bom, o que dá essa sensação de temperaturas mais agradáveis. O frio pode não ser tão intenso quanto nos últimos meses”, destaca.

A umidade, característica do inverno da região pode chegar a 83%, aliada ao pouco vento favorece a formação de nevoeiro. “O primeiro dia da nova estação será de tempo emburrado, com chuva. Mas a previsão é que os demais meses sejam de tempo seco e ensolarado”, finaliza.

Serra Catarinense registrou temperaturas negativas Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura Urupema

Quando começa o inverno?

O inverno em 2022 no Brasil começa nesta terça, dia 21, às 06h14. A estação tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, fenômeno que ocorre quando o hemisfério norte está mais inclinado em direção ao Sol. Em paralelo, no hemisfério norte, há o solstício de verão, que dá início à estação mais quente do ano nos países acima da linha do Equador. O inverno encerra com o equinócio da primavera, no dia 22 de setembro, às 22h04, que dá início a temporada seguinte.

 

 

 

Você também pode gostar