Notícias de Criciúma e Região

Colegião completa 50 anos e será homenageado em Sessão Especial

Evento será realizado nesta quinta-feira, dia 11

Homenagear o Colegião pelos 50 anos de uma educação pública de qualidade, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e humanizada. Este é o objetivo da Sessão Especial que a Câmara Municipal de Criciúma, a pedido da vereadora Roseli De Lucca (PSDB), que será realizada nesta quinta-feira, dia 11.

“Vamos valorizar o trabalho prestado por esta escola que, há meio século, entrega muito mais que o conhecimento teórico das disciplinas curriculares”, justifica a vereadora proponente, explicando que o Colegião também é responsável pela formação cidadã dos estudantes.

Já o presidente da casa legislativa, Salésio Lima (PSD), acrescenta que a escola promove a transformação do meio social para o bem comum. “E todos estão convidados a comparecer no auditório do Colegião, às 19 horas, para acompanhar esta justa homenagem”, convida.

O Colegião

A Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos foi criada e inaugurada em maio de 1973. Na época, era o segundo maior colégio de Santa Catarina e, hoje, ainda permanece entre os maiores do Estado.

A princípio, oferecia cursos noturnos, quando o Ensino Médio era profissionalizante, e formava alunos em Transações Imobiliárias, Crédito e Finanças, Eletrotécnica, Auxiliar Administrativo, Técnico em Serviços Bancários e em Magistério. Em 1975, iniciaram as atividades das classes de deficientes de áudio- comunicação, conhecidos como surdo-mudos e, logo depois, surgiram as salas de pessoas com deficiência visual. Em abril de 1983, foi autorizado o funcionamento da Educação Pré-escolar.

No ano de 2001, o reordenamento escolar entre os colégios centrais de Criciúma fez o Colegião passar a atender apenas os alunos do Ensino Médio, do curso de Magistério e os alunos com deficiência audiovisual. Mas, foi gradativo o encerramento do Ensino Fundamental I e II.

Atualmente, a escola atende quase 1.100 alunos no Ensino Médio, Novo Ensino Médio, e no Magistério, além dos estudantes com necessidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e aqueles com Altas Habilidades (AEEAH).

Construída em três pavimentos, a escola conta com 30 salas de aula, laboratórios de informática, biologia, física, química, maker, sala de arte, biblioteca com vasto acervo, ginásio de esportes, quadras descobertas, ampla área de convivência, auditório, sala de reunião e salas para atendimentos administrativos e pedagógicos, com capacidade para atender 2.800 alunos e com rede wifi em todas as dependências.

O corpo técnico e administrativo é composto pelo diretor geral, professor Aloncio Almes Cechinel, pelas assessoras de direção, por uma orientadora educacional, três assistentes técnico pedagógicos (ATP) e três assistentes de educação (AE). Dos 124 docentes, 95% são professores pós-graduados, com formação específica nas áreas em que atuam, sendo alguns deles mestres e doutores, que ,também, atuam em outras escolas, universidades e faculdades da Região Carbonífera.

Você também pode gostar