Notícias de Criciúma e Região

Clubes de Mães de Içara são contemplados com kits de artesanato

Cada grupo também recebeu uma máquina de costura

As cerca de 600 participantes dos 48 Clubes de Mães de Içara foram beneficiadas com kits manuais de artesanato. A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda realizou a entrega do material nessa terça-feira, dia 18, no Salão Paroquial da Matriz São Donato.

Cada grupo também foi contemplado com uma máquina de costura, em um projeto inédito chamado de Mães e Mãos em Ação. Os trabalhos de artesanato desenvolvidos nos Clubes de Mães envolvem costura, pintura, bordado, colagem, entre outras atividades. De acordo com a prefeita Dalvania Cardoso, a socialização e a diversão proporcionadas nestes encontros trazem muitos ganhos a todas as envolvidas.

“Sabemos que o lado psicológico é muito forte. Nestes dois anos de pandemia que os Clubes de Mães ficaram fechados, elas retornaram com muita vontade para rever as amigas. Saúde mental e saúde física caminham lado a lado rumo a uma melhor qualidade de vida”, assinala a prefeita.

O projeto Mães e Mãos em Ação engloba mulheres acima de 18 anos do município, assegurando os espaços de referência já existentes para o convívio grupal. Os encontros são organizados de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivências, fortalecendo vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.

O projeto promove oficinas semanais de artesanato e reuniões com temas abordados pelas próprias integrantes, onde o lazer é promovido através de jogos interativos, lanches ofertados por elas e conversas descontraídas. Também são realizadas palestras com profissionais convidados, entre eles médicos, assistentes sociais e psicólogos.

“Temos 1.018 mães participando dos 48 clubes. Com esses kits, elas terão a oportunidade de trabalhar no artesanato pelo próximo trimestre. Encerramos essa tarde de confraternização com um grande café e a apresentação da dupla musical Bruto & Sistemático”, conta Eduardo Michels Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara.

Você também pode gostar