Notícias de Criciúma e Região

Cinco baleias são flagradas em praia de Imbituba nesta terça-feira

Os mamíferos estavam no local se movimentando entre a Barra de Ibiraquera e o canto da Praia da Ribanceira

Todos os anos a Praia da Ribanceira é uma das que registram grande número de avistagem de baleias-franca na região. Nesta terça-feira, 11, cinco baleias adultas estavam no local se movimentando entre a Barra de Ibiraquera e o canto da Praia da Ribanceira.

Desde o dia 23 de maio as baleias já estão em Imbituba. A primeira avistagem da temporada foi na Praia do Rosa e este ano elas apareceram mais cedo do que de costume. “No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirma Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba. Segundo ela, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.

Museu da Baleia 

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias no município. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) e recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como os ossos dos mamíferos. Ele contém um esqueleto de uma Jubarte montado.

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Você também pode gostar