Notícias de Criciúma e Região

Chef ensina a preparar frango com guanciale para a ceia de Natal

Cozinhado com batatas ou com um acompanhamento mais leve de legumes misturados, o resultado não muda: trata-se de um prato que ajuda a aumentar a alegria e a intimidade

O Natal está chegando, e tem gente ainda em dúvida de como preparar a ceia. Conversamos com o cheff Talis Laureano que sugeriu um ótimo clássico da cozinha: frango recheado assado. Para o recheio você pode se deliciar mesmo, personalizando o composto com aquele toque que costuma passar de geração em geração. No imaginário coletivo este prato é servido aos domingos, quando toda a família se reúne.

“Quer seja cozinhado com batatas ou com um acompanhamento mais leve de legumes misturados, o resultado não muda: o frango recheado assado é um prato que ajuda a aumentar a alegria e a intimidade”, considera o cheff.

Nessa versão de cheff Talis o frango foi coberto com o guanciale (um tipo de bacon não defumado italiano, preparado com as bochechas do porco, de onde deriva seu nome (guancia, em italiano, é “bochecha”). “Fica super saboroso e uma ótima pedida para o Natal.. ah pode substituir por um chester também”, indica.

Vamos à receita!

Ingredientes

Frango 1,5kg

Vitela picada 300 g

bacon/pancetta defumado 150g

Guanciale 150g ou bacon em tiras

Sálvia 3 folhas

Alecrim 2 raminhos

2 ramos de tomilho

Batata inglesa lavada 4 und ou 250gr

Sal pimenta do reino

Azeite de oliva

Modo de preparo

Pique finamente as ervas, adicioná-los à carne moída junto com a pancetta em cubos e depois de colocar o óleo misture tudo perfeitamente, adicionando sal e pimenta. trabalhe a mistura até obter uma consistência encorpada. Agora limpe o frango de quaisquer resíduos de plumagem, passando a superfície sobre o fogão aceso. Por fim, enxágue e seque. Recheie o frango com uma colher e compactando bem o recheio por dentro e costure a parte de trás com agulha e linha de cozinha para evitar que escape o recheio

Costure a outra ponta também e dê um nó bem firme na costura. Pincele toda a superfície do frango com uma mistura de sal azeite e pimenta do reino, incluindo as coxas

Agora cubra com o guanciale: comece forrando as coxas e continue no corpo distribuindo as fatias ordenadamente e ligeiramente sobrepostas. Quando o frango estiver totalmente forrado coloque-o em uma bandeja.

Você pode cobrir as pontas das coxas da maneira clássica: dobre duas folhas de alumínio sobre si mesmas até que fiquem reduzidas a dois retângulos de 6-8 cm e corte-os em tiras de 2-3 cm ao longo do lado comprido. Alinhe as pontas as coxas mantendo as tiras para fora.

Agora você pode se dedicar ao acompanhamento. Lave e seque as batatas sem retirar a casca e corte-as às rodelas. Em uma tigela, misture as batatas, o sal e pimenta.

Por último adicione o óleo e mexa para misturar os sabores. Tempere o frango e as batatas com alecrim picado e raminhos inteiros. Por fim, cubra a assadeira com papel alumínio e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por no mínimo 110 minutos (se for ventilado, a 160° por 100 minutos). Se após o tempo indicado você notar que o frango ainda está grudado no osso ou muito rosado, continue cozinhando, mesmo aumentando um pouco a temperatura se necessário. Seu frango recheado está pronto: sirva bem quente.

 

Você também pode gostar