Notícias de Criciúma e Região

CDL Criciúma celebra 57 anos de trabalho em prol do comércio

Celebração contou com bolo no início desta semana

Em uma cerimônia intimista, contando com a presença de diretores e funcionários, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma comemorou os 57 anos no início dessa semana. Na oportunidade foram lembrados alguns fatos marcantes que ocorreram ao longo da trajetória, assinados novos convênios, lançados produtos e relembrados os ex-presidentes que deixaram seu nome marcado na história da instituição.

O atual presidente, André Luiz Santiago de Castro, aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado nas últimas décadas, sempre representando e fortalecendo o movimento lojista, o varejo e seus serviços.

“São 57 anos defendendo de forma unificada e eficiente os interesses da instituição e dos seus 1.126 associados. Neste período, a CDL firmou parcerias importantíssimas, cobrou do poder público, esteve – e está – junto a outras instituições lutando pelo desenvolvimento do município. Foram inúmeros eventos, capacitações, necessidades pleiteadas e atendidas, uma série de produtos lançados, causas assumidas e fortalecidas”, aponta.

Ainda de acordo com André, a instituição segue pautando seu trabalho em valores como ética, responsabilidade social, união, valorização, transparência, inovação e outros. “Além disso, fomentamos diretrizes nas atividades econômicas, políticas e sociais em Criciúma, e que acabam tendo reflexo em toda a região e Estado”, complementa.

Hoje com mais de 1.100 associados dos segmentos do varejo, serviços e indústria, a entidade oferece uma série de diferenciais aos comerciantes, como plano odontológico, certificação digital, planos de telefonia e cobrança, ticket alimentação, consultas ao SPC, locação de espaço, entre outros. Uma entidade, conta a ex-presidente Andréa Gazzola Salvalaggio, que se reinventa a cada ano.

“Assim como nos nossos negócios, que a gente olha com carinho, e muda conforme as necessidades, a CDL vem se adaptando. Passamos por um período muito difícil, que foi a pandemia, nos reerguemos, e continuamos firmes no propósito de desenvolver o comércio”, enfatiza.

Sobre a entidade

Na década de 60, a ideia de profissionalizar o comércio começava a se expandir pelo Brasil com a criação de associações e federações dedicadas a trabalhar pelo setor varejista. Em setembro de 1966, essa ideia foi abraçada por um grupo de 23 comerciantes de Criciúma, dando início ao Clube de Diretores Lojistas, com Antônio Caldeira Góes como primeiro presidente.

O conceito de clube evoluiu, transformando-se em Câmara dos Dirigentes Lojistas, cuja proposta é de atuar em todas as questões que se identificam o desenvolvimento região

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a CDL não possui proprietários, e sim uma diretoria composta por presidente, vice-presidentes e 3 conselheiros fiscais, além de 40 empresas que são chamadas de patrimoniais, que direcionam os trabalhos institucionais e operacionais.

Você também pode gostar