Notícias de Criciúma e Região

Carnaval: sem desfile, municípios do Sul buscam programação alternativa

Laguna, Balneário Rincão e Arroio do Silva não terão os tradicionais carnavais de rua; veja a programação

Com aumento no número de casos de Covid-19 muitas prefeituras do Litoral Sul catarinense cancelaram a realização de desfiles e blocos de rua. Desta forma, o feriado será marcado pela folia em festas particulares e eventos privados. É o caso de Laguna, que possui um dos maiores e mais tradicionais carnavais de Santa Catarina.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A Prefeitura cancelou todo o carnaval de rua e blocos públicos. Tendo em vista os protocolos sanitários para eventos seguros do Governo do Estado, que prevê a exigência do passaporte da vacina contra a Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde.

Por isso, os blocos particulares e tradicionais de Laguna como o Bloko Rosa seguem mantidos na cidade e terão que cumprir esses protocolos. Além disso, os blocos devem ser realizados na arena de eventos, na Praça Seival, sem permissão para saídas com trio elétrico.

Um plano de contingência teve que ser entregue pelos organizadores dos blocos particulares ao Departamento de Vigilância em Saúde. Serão cobrados dos participantes o passaporte da vacina com a data das duas doses, uso de máscara e álcool em gel seguem recomendados.

Desta forma, o agito do carnaval em Laguna será realizado por quatro blocos particulares. Além disso, de acordo com a Prefeitura, não estão liberados os blocos públicos, entre eles o Bloco da Pracinha, os shows na praia e o pré carnaval das escolas de samba no centro histórico.

Veja quando ocorrem os blocos:

Local: Praça Seival (Molhes)

 

  • Bloco Skentaí: 25/02
  • Bloko Rosa: 26/02
  • Babalaô: 27/02
  • Bloco Pangaré: 28/02

Apresentações culturais e de escola de samba no Arroio

Além de Laguna, outro carnaval tradicional do Litoral Sul é no Balneário Arroio do Silva. Porém, devido a pandemia de Covid-19, este ano os desfiles das escolas de samba e o carnaval de rua foram cancelados. Porém a Prefeitura irá seguir com o projeto Música na Praça, durante o feriado, com apresentações de artistas locais.

Além disso, a escola de samba Unidos do Arroio irá realizar uma apresentação por volta das 21h no sábado de carnaval, dia 26.

“O que buscamos fazer no verão e adotamos no carnaval, uma alternativa de oferecer entretenimento de uma forma que não haja aglomeração. Teremos o Música na Praça na sexta-feira, sábado, domingo e segunda de carnaval”, destaca a secretária de Turismo, Indústria, Comércio, Agricultura e Pesca, Itaionara Recco. “Além disso, a bateria da escola de samba vai fazer uma pequena apresentação. Não será no palco, mas na praça central mesmo”, completa.

Além do carnaval, outro grande evento do Arroio já foi cancelado: o Arrancadão de Caminhões. Apesar disso, a secretária acredita que a praia seguirá movimentada.

“As pessoas virão passar o feriado aqui, mas vai ser algo mais restrito as casas. Então cada comércio acaba buscando, também, alternativas para atrair esse público que vai estar no Arroio nesses quatro dias. Porque não ter esse grande desfile, para nós reflete, mas já estamos adaptados a essa nova realidade”, ressalta.

Rincão em definição de eventos para o carnaval

O Balneário Rincão, também, já cancelou o tradicional desfile das escolas de samba e blocos de rua. Apesar disso, a Liga Carnavalesca 100% Rincão apresentou uma proposta para a Prefeitura do Rincão de shows de sexta à segunda de carnaval.

“Propusemos, já que não tem como fazer o carnaval de rua, para que fosse feito um carnaval de palco, com banda e tudo fechado. O local seria ali onde hoje está o Mundial de Beach Tennis, na praça central. Todo mundo gostou da ideia, já definimos alguns detalhes e estamos aguardando a Prefeitura decidir se irá fazer. Somos um grupo de voluntários, não temos verba”, explica o presidente da Liga, João Raupp Júnior.

Devido a pandemia o município não irá realizar o carnaval de rua- Foto: Arquivo/ CarnaRincão

 

De acordo com o diretor de Eventos da Prefeitura, Luiz Fernando Casagrande, uma reunião será realizada para discutir a proposta da Liga. “Vamos nos reunir para discutir isso ainda nesta sexta-feira”, conta.

Uma definição deve ser divulgada pela Prefeitura do Rincão após o Mundial de Beach Tennis que ocorre no município e termina neste domingo, dia 20.

Você também pode gostar