Notícias de Criciúma e Região

Café de Ideias aborda recrutamento e retenção de profissionais no varejo

Evento ocorreu na manhã dessa quarta-feira, dia 24, na CDL de Criciúma

Recrutamento e retenção de talentos. Os temas, tão pertinentes e atuais, vêm desafiando gestores e equipes de RH em todas as áreas, inclusive no varejo. Para discutir o assunto e trocar ideias, dezenas de lojistas estiveram presentes, nessa manhã, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma para participar de mais uma edição do Café de Ideias. Desta vez, a psicóloga e especialista em capital humano e terapia cognitivo-comportamental, Alessandra Martarello Alves, foi a responsável por dar dicas e insights aos participantes.

Durante a palestra, ela abordou os tipos de recrutamento, seja ele externo, interno, misto, on-line ou por indicação. Também pontuou características dos perfis que devem ser levadas em conta na hora da seleção, além de lembrar alguns detalhes que fazem a diferença na retenção dos bons colaboradores frente a um mercado cada vez mais competitivo.

De acordo com Alessandra, o gestor é o espelho da própria equipe. “Não cobre algo que você mesmo não faz. Reconheça e premie aqueles que entregam bons resultados, invista em treinamentos e capacitação do time, dê feedbacks regulares, utilize da inteligência emocional para liderar. Depois da pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais os momentos em família e no trabalho. Por isso, faça uma gestão humanizada. Colaborador valorizado significa mais produtividade, mais engajamento e menos recrutamento”, enfatiza a psicóloga.

Na oportunidade, Alessandra também destacou os motivos que fazem os bons profissionais deixarem a empresa. “Isso ultrapassa as questões de pressão no trabalho ou de aumento salarial. É preciso estar atento às oportunidades de crescimento que você oferece na própria empresa. Não menos importante, vale destacar que, muitas vezes, a cultura positiva fica apenas no papel, que os líderes são despreparados e não engajam, que há pouca transparência sobre processos e mudanças”, alerta.

O presidente da CDL, Tiago Marangoni, destacou a missão da entidade de capacitar e oferecer conteúdos ricos para que os comerciantes possam ter resultados cada vez mais promissores frente aos seus negócios. “Vemos que a dificuldade em recrutar e reter é cada vez mais latente. Por isso a importância de trazer este assunto à pauta, de trocar ideias e experiências, de fazer networking”, completa.

Você também pode gostar