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Brincadeiras de crianças: quatro dicas para curtir em família

Atividades podem ser feitas em casa onde pais e filhos podem aproveitar a infância juntos

Tablet, computador, celular, televisão e videogame são as diversões que as crianças encontram no mundo moderno, pois aquelas brincadeiras que eram comuns antigamente e que ajudaram a desenvolver diversas habilidades sociais não estão mais nos costumes dos pequenos.

Na tentativa de trazer de volta o brincar, separamos algumas atividades com o auxílio da profissional de educação física Milca de Carvalho Araujo, que atua no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Maria da Rosa Cunha, do bairro São Sebastião, em Criciúma. “São atividades que trabalham a concentração, atenção, interação social e ajudam no desenvolvimento da criança como um todo”, destaca Milca.

E o bacana é que dá para fazer em casa, onde pais e filhos podem aproveitar a infância juntos com criatividade, diversão e cumplicidade. “Sabemos da importância do brincar para o desenvolvimento infantil como um todo. Nestes últimos anos acabamos nos acostumando a deixar nossos filhos mais na frente dos televisores, celulares e videogames (talvez a forma mais “fácil” e errônea de entreter a criança, para que ela se comporte d forma esperada pelo adulto, ou seja, para que não “incomode”). Porém, precisamos entender que a tecnologia, assim como tudo em excesso, pode ser extremamente prejudicial, principalmente para os menores. Temos que refletir e voltar ao tempo em que deixávamos nossas crianças brincarem livremente, com naturalidade, simplicidade, e com a nossa participação, conectados realmente com elas”, destaca a também professora  de educação física do Ceim, Caroline Manhabosco.

Ela ainda comenta que brincar em si, vai muito além de deixar fluir a imaginação e de enfatizar a criatividade. “O brincar é um dos atos mais importantes, se não o mais importante e indispensável para a construção emocional e da personalidade da criança. Ela é a forma deles se perceberem e se manifestarem no mundo, à sua maneira. E é assim que ela desenvolve seus aspectos afetivos, cognitivos, físico – motores, entre outros fatores”, finaliza.

Divirta-se:

Terra e mar

Faça uma linha no chão ou use uma corda. De um lado é a terra e do outro o mar. Quando o líder gritar terra, todos pulam para o lado da terra. Quando gritar mar, o pessoal pula para o mar. Sai da brincadeira quem errar.

 

Dança das cores

Corte um papel ofício e pinte em quatro cores diferentes ou use EVA colorido. Utilize o vídeo do youtube ou em uma caixa coloque os papeis com as cores e vá tirando aleatório sem mostrar para as crianças. Esse jogo trabalha raciocínio lógico e coordenação motora, além de proporcionar um momento de diversão ao lado dos familiares. No primeiro momento, serão preparados papeis com as cores azul, amarelo, verde e vermelho. Em seguida, coloque os papeis no chão e inicie o vídeo, tentando levar os pés às cores correspondentes. A brincadeira vai aumentando conforme o nível.

 

Caminho do X

No espaço escolhido você vai usar fita isolante, durex, fita crepe, ou também giz, lápis para formar os caminhos. O caminho será formado, conforme seu espaço e criatividade. Escolha as cores e faça o percurso do caminho do X e espalhe pelo chão. Conforme o comando, a criança precisa pular com os dois pés em cada X, carregando uma bolinha ou qualquer outro objeto da mesma cor do X que irá pular e na mesma cor da forma geométrica (quadrado, retângulo, triangulo).

 

Caminho dos pezinhos

O objetivo dessa atividade é incentivar a criança a se equilibrar por meio de sequência de pés feitas por ela e pelo adulto responsável. No primeiro momento deve-se desenhar o contorno dos pés da criança em um papel. Em um local aberto, com passagem livre (atentar para a presença de móveis que possam causar acidentes), a criança deve andar pela pista com os pés que estarão grudados no chão. Com uma variação da brincadeira pode-se distribuir os desenhos aleatoriamente pelo chão e observar como a criança passa para chegar de um ponto a outro.

 

 

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