Notícias de Criciúma e Região

Bispo anuncia criação de nova paróquia em Criciúma e nomeações no clero

Anuncio foi realizado nesse sábado, dia 28

O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, tornou público, nesse sábado, dia 28, o Comunicado de Transferências e Nomeações no Clero Diocesano para o ano de 2024. As decisões tomadas atendem necessidades pastorais da Diocese e ocorrem depois de terem sido ouvidos os referidos padres.

Dom Jacinto anunciou ainda a criação de mais uma paróquia, a 11ª de Criciúma. A futura Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com sede no bairro Mina do Mato, será instalada no dia 18 de fevereiro de 2024, em Celebração Eucarística com a posse dos padres Thiago De Moliner Eufrásio, na função de pároco, e Rafael Chaves de Lima, na missão de vigário paroquial.

Padre Guilherme Bada Duzioni, que atualmente está em missão como reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, fará missão na África. Já o Padre Gabriel Manarin Dalmolin será o novo Coordenador Diocesano de Pastoral.

Confira o comunicado na íntegra:

COMUNICADO OFICIAL

Para atender as necessidades pastorais e espirituais do povo de Deus, eu, Dom Jacinto Inacio Flach, anuncio mudanças no clero da Diocese de Criciúma para o mês de janeiro de 2024, a saber:

Padre Gabriel Manarin Dalmolin – Coordenador Diocesano de Pastoral (permanece na função de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cidade Mineira, Criciúma).

Padre André Cardozo Dalló – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cidade Mineira, Criciúma.

Padre José Cipriano Neto – Vigário Paroquial da Paróquia/Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, Araranguá.

Padre Marcos Natalino Legnani – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Criciúma.

Padre Guilherme Bada Duzioni – Liberado para a Missão Ad Gentes, na Guiné-Bissau, África Continental.

Padre Mateus Réus dos Reis – Reitor do Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, Nova Veneza.

Padre Douglas Cândido Réus – Pároco da Paróquia São João Paulo II, Sombrio.

Padre Vânio Margutti Pereira – Capelão do Hospital São José e Administrador no Convívio Sacerdotal São João Maria Vianey, Criciúma.

Padre Samiro Meüer – Residente no Convívio Sacerdotal São João Maria Vianney e Vigário Auxiliar na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Forquilhinha.

Padre Rafael Borges Peres Martins – Vigário Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, Criciúma.

Padre Antônio M. Madeira – Vigário Auxiliar da Paróquia São Donato, Içara (permanece na função de Secretário Executivo da CNBB, em Florianópolis). 

Padre Bento Ailton Zilli – Vigário Auxiliar da Paróquia São Roque, Timbé do Sul e Auxiliar no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, Nova Veneza.

Na mesma oportunidade, comunico a criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com sede no Bairro Mina do Mato, em Criciúma. A Celebração Eucarística com o Rito de Instalação da nova paróquia, será realizada no dia 18 de fevereiro de 2024. A nova paróquia será administrada pelos padres Thiago De Moliner Eufrásio (Pároco) e Rafael Chaves de Lima (Vigário Paroquial).

Rezemos para que cada um possa cumprir com fé e dedicação a missão que a Igreja lhes confia.

São José, padroeiro da Diocese de Criciúma, rogai por nós.

Diocese de Criciúma realiza sua 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Também nesse sábado, a Diocese de Criciúma realizou a 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral para avaliar a execução do Plano Diocesano de Pastoral. Representantes de todas as paróquias, santuários, pastorais e movimentos eclesiais, religiosas, comunidades de vida e clero puderam entender como as ações propostas estão acontecendo e quais são os desafios para o próximo biênio.

Durante a assembleia, realizada no Centro de Pastoral do Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, também foram apresentados comunicados e um momento formativo sobre “A Igreja Diocesana e os pilares da comunidade eclesial missionária nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e nas urgências do Plano Diocesano de Pastoral”, ministrada pelo Padre Vitor Galdino Feller, da Arquidiocese de Florianópolis.

Para Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma, o momento é uma oportunidade de comunhão e ânimo para a vida da Igreja. “Muitas pessoas participam, mas é sempre o Espírito Santo que nos fala e permite que nós possamos planejar os próximos anos com muito entusiasmo, sinodalidade e bençãos”.

Conforme afirmou Dom Jacinto Inacio Flach, a assembleia diocesana é um grande momento de comunhão e entusiasmo para os próximos anos. “Vivemos um Ano Jubilar Missionário de maneira muito bonita e de grande participação do povo de Deus, isso também é motivo de alegria por tudo o que planejamos e conseguimos realizar, assim, também queremos continuar o anúncio das maravilhas de Jesus Cristo”, explicou o Bispo.

Com momentos de oração conduzidos pela Comissão Diocesana de Liturgia, a assembleia também é um momento oportuno de refletir aquilo que nos pede o Santo Padre. “A partir do chamado do Papa Francisco, de sermos uma Igreja em saída, aqui na Diocese de Criciúma, como comunidades eclesiais missionárias, estamos refletindo e planejando as ações para os próximos dois anos”, evidencia.

Após a formação dos grupos de trabalho e a síntese das propostas apresentadas, foi aprovado um projeto para a Igreja Diocesana tornar-se espaço para comunhão, participação e missão, com foco na formação dos conselhos em todos os âmbitos por meio da inspiração bíblica, além da valorização da Escola de Teologia para Leigos e a continuidade do período de visitação que deverá ser organizado pelas comarcas. O momento foi encerrado por Dom Jacinto com a benção final e um café.

Você também pode gostar