Notícias de Criciúma e Região

Beach tennis: conheça o esporte que virou “febre” no verão

Modalidade foi criada em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália

Os amantes da prática esportiva possuem um novo queridinho: o beach tennis. O esporte teve um “boom” durante a pandemia e virou rotina para muitas pessoas que se encontraram na modalidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, o beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, ele tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF), ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes.

Quem também migrou para o esporte foi Charles Alves. Ele praticou durante 35 anos o tênis tradicional e hoje é professor de beach tennis para atletas amadores. “Estou dando aula faz seis meses. É muito perceptível que o esporte cresceu muito na pandemia. As mulheres foram grandes adeptas da modalidade no ínicio, mas hoje os homens também estão praticando cada vez mais. Atualmente temos mais de mil praticantes só aqui na região de Criciúma”, explicou.

Charles ensina atletas amadores no Mampituba | Foto: Edson Padoin/Portal Litoral Sul

As praticantes do esporte, Aleivid Buciani e Naiara Camargo, fazem aulas juntas toda semana e destacam a diversão que o beach tennis proporciona. “Comecei faz quase um ano, pois notei que todo mundo estava jogando e acabei me interessando. É legal que você tem o contato com outras pessoas e existe a sensação que estamos na praia por conta da areia. O esporte da uma sensação de liberdade e proporciona diversão entre nós”, destacou Aleivid.

Aleivid pratica o esporte há quase um ano | Foto: Edson Padoin/Portal Litoral Sul

Já Naiara, foi influenciada por algumas amigas que já estavam praticando a modalidade. “Comecei no final do ano passado por influência de algumas amigas que sempre me convidavam. Nunca fui de esporte, sempre gostei mais da academia. Decidi testar depois de muita insistência e acabei gostando desde a primeira vez”.

Naiara usa o esporte também para desestressar | Foto: Edson Padoin/Portal Litoral Sul

Democrático

Independentemente de sexo e idade, o beach tennis consegue alcançar todos os públicos. “Um dos motivos que fizeram o esporte dar certo é que qualquer um pode jogar, sendo uma modalidade muito democrática. Vem pai, mãe, filho, e todo mundo quer se divertir” salientou o professor.

Aleivid ressalta que todos são bem-vindos no esporte. “Você não precisa ser uma atleta. Eu mesmo não sou, mas me identifiquei muito dentro do esporte”.

Só pegar uma raquete e deu?

O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca praticou antes.

Apesar de ser um esporte que na teoria é simples, Alves indica que os iniciantes procurem um professor qualificado. “Escutamos muito que o esporte é pegar uma raquete e jogar a bola por cima da rede. Na verdade, não é bem assim. É necessário tática e técnica de coordenação. Hoje a galera já entende mais isso e o esporte continua crescendo”.

Campeonato mundial

O torneio mundial ITF World Tour BT 400 será realizado entre os dias 16 e 20 de fevereiro, na praça central do Balneário Rincão. Grandes nomes do esporte já confirmaram participação neste que é um dos maiores campeonatos da modalidade. O número 1 do ranking mundial, o italiano Michele Cappelletti fará dupla com o espanhol Antonio Miguel Ramos Viera, quarto colocado no ranking ITF. A premiação do torneio será de mais de R$ 180 mil.

Em paralelo ao evento irá acontecer um torneio amador oficial, o Aberto Nacional de Beach Tennis Balneário Rincão (CBT GA), contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

Para quem quiser assistir o evento, os ingresso serão gratuitos e podem ser adquiridos clicando aqui.

Você também pode gostar