Notícias de Criciúma e Região

Auto de Natal: Catedral vira palco para celebrar a cultura

Apresentações de teatro, dança e música marcam mais uma ação de natal no centro da cidade

Natal, tempo de comunhão e de celebrar todos os povos. Esse foi o tema principal do Auto de Natal realizado na escadaria da Catedral São Jose, nessa sexta-feira, dia 17. O espetáculo contou com um elenco de 12 artistas que por meio da arte apresentaram danças típicas e uma peça do nascimento de Jesus Cristo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A ação desenvolvida pela fundação cultural de Criciúma tem como objetivo principal aproveitar a época de natal para valorizar os artistas regionais. O diretor de cultura Clairton Rosado afirma que essa é mais uma forma de oportunizar um espetáculo para todas as pessoas. “Trazer cultura popular com a Catedral São José de palco, é com certeza trazer arte para todas as pessoas. São artistas da nossa região mais perto do nosso povo”, afirmou.

Proximidade que há tempos não existia. A professora de dança e responsável pelo espetáculo, Viviane Candioto celebra a oportunidade. “Nós artistas estamos muito felizes, depois de muito tempo sem poder realizar apresentações assim com público, poder realizar uma apresentação com todo esse significado é muito especial”, declarou.

O elenco trouxe o nascimento de uma forma inovadora. A peça inicia com uma contadora de histórias que abre uma mala e começa a retirar as roupas dos demais personagens. O Anjo Gabriel e a Estrela que guiou os Reis Magos, foram encenados por bailarinos. De acordo com a atriz e professora de teatro Priscila Leonor a nova roupagem tem um objetivo. “Todo mundo já conhece a história do nascimento de Jesus, e trazer essa histórias de uma maneira diferente torna a experiência das pessoas ainda mais especial. É a mesma história, com um pouco mais de arte”, afirmou.

A professora Maria Aparecida Marcílio parou para ver o show e se emocionou com a apresentação. “É sempre importante lembrar do nascimento de Jesus. Eu adoro dança, teatro. Essa tradição deve continuar”, disse.

O show ainda trouxe dança indiana, tango, música tradicional gaúcha, sertanejo entre outras modalidades. Outras apresentações serão realizadas ainda durante a semana. Na terça-feira, dia 21, às 20h um concerto de órgãos de tubos será realizado também na Catedral São José. A apresentação será do 1º Doutor de órgãos de tubos do Brasil, Alexandre Fritzen.

Você também pode gostar