Audiência Pública discute criação de complexo turístico na Serra
A sessão será aberta para a comunidade. Conselho Municipal de Turismo de Bom Jardim da Serra diz que processo não foi participativo
É nessa terça-feira, 15, a audiência pública onde serão apresentados os detalhes do estudo elaborado e os próximos passos do processo da concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro. Executada pela Agência do Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e pelo Programa de Parcerias e Investimentos do Estado (PPI-SC), a sessão será aberta para a população.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
“Esse é o momento de conversarmos com a sociedade e com a região da Serra Catarinense. Vamos ouvir as sugestões e também as críticas para podermos fazer aquilo que desejamos, que é revolucionar o turismo na região, com a infraestrutura turística que o local merece. A Serra Catarinense tem um potencial enorme e nós precisávamos desenvolver. O objetivo da Santur, da SCPar e do Governo do Estado é de poder ofertar um equipamento a altura. Temos um cenário promissor e positivo para que possamos desenvolver a região, fomentar a economia e gerar emprego e renda”, destaca o presidente da Santur, Renê Meneses.
“Na oportunidade serão apresentados o histórico do projeto, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que resultou na entrega dos estudos, os aspectos econômicos financeiros, estudos de demanda, questões de arquitetura e engenharia e também as minutas de edital e contrato dessa concessão”, explica o secretário executivo de Parcerias Público-Privadas da SCPar, Ramiro Zinder.
A audiência pública será realizada na Rua Ranier Cassetari, 47, Centro de Bom Jardim da Serra, a partir das 15h. Também poderá ser acompanhada on-line e por meio de um número de Whatsapp que será informado na data. A Santur realizará a transmissão ao vivo pelo canal oficial do Governo SC no Youtube. Após a finalização das manifestações que chegarem por WhatsApp, está previsto conceder a palavra a manifestação dos presentes.
“Processo não foi participativo com a comunidade”, diz presidente do Conselho de Turismo
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jardim da Serra, Benito Sbruzz, diz que está sendo feita uma grande mobilização para que a comunidade de Bom Jardim da Serra participe da audiência. Segundo ele, o trade turístico está organizado desde a última semana para entender e discutir a situação.
“Queremos o desenvolvimento da Serra do Rio do Rastro, mas que tudo seja feito de acordo com as características naturais que o ambiente pede. O processo não foi nada participativo com a comunidade, tanto que apresenta erros básicos, como por exemplo, o número da população bom-jardinense, número de leitos, escolas. Um projeto feito dessa forma dá a entender que não foi feito com o devido amor e carinho que deveria”, comenta.
Ele ainda destaca que a audiência deveria ter sido feita antes do projeto, para entender o que a comunidade quer naquele local. “Teve uma há mais de cinco anos, mas era outro processo, outra gestão. Apoiamos muito a Santur do começo ao fim do projeto, queremos que saia, mas do jeito que está sendo colocado deixa a gente um pouco receoso. Falta clareza no processo”, finaliza.
Sobre os investimentos
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) teve a proposta vencedora da empresa Vallya para os estudos de concessão. A definição foi feita pela Comissão de Avaliação do PMI. A proposta vencedora apresentou um estudo com investimentos estimados no total de R$ 127 milhões. O projeto sugerido e selecionado pela Comissão de Avaliação do PMI, tem espaços para estruturas que serão construídas pela empresa vencedora da licitação.
Dentro da estrutura proposta, estão: mirante, bondinho, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, pista de patinação interna, estação de ski, tirolesa, mirante panorâmico, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo.
Consulta Pública
Está aberta a consulta pública e documentos que fazem parte da concessão, como editais e minutas de contratos. Qualquer pessoa pode acessar neste link (www.ppi.sc.gov.br) para envio de dúvidas e/ou sugestões sobre o processo.