Notícias de Criciúma e Região

Atendimento da UBS Centro de Criciúma será ampliado

Unesc e Município de Criciúma fecharam parceria nessa quinta-feira, dia 31

A Unesc firmou parceria com o Governo de Criciúma e a partir de agora fará a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. A articulação vinha sendo realizada há dois anos e teve desfecho nessa quinta-feira, dia 31. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pela Reitora Luciane Ceretta em ato no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Ao todo, cerca de 40 mil pessoas de dez bairros são atendidas no local. “A parceria com a UBS do Centro consolida ainda mais a institucional de Universidade Comunitária. À medida que será possível reunir toda a expertise da área da saúde da Unesc com todo o histórico de análise e necessidades que a Prefeitura tem a respeito da população dos dez bairros que compõem o Centro de Criciúma. Ter a possibilidade de estabelecer os serviços da Universidade nesta unidade é de uma importância sem igual”, enfatiza a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Referência

Além de todo o atendimento prestado à comunidade que utiliza a UBS, o espaço também será importante para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica. “A UBS será um espaço de oferta, projetos, programas diferenciados que ampliará os serviços e qualidade dos atendimentos. Agradecemos a gestão do prefeito Clésio Salvaro, além do Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, e toda a equipe, que viabilizaram as condições para que esta parceria pudesse acontecer”, salienta.

A Graduação Multi, novo modelo de ensino aprendizagem da Unesc, também é beneficiada pela parceria. Por meio dela, os alunos ganham a oportunidade de tornar as experiências práticas mais presentes em suas rotinas.

“A teoria colocada na prática” 

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, este é mais um passo de muitos que serão dados dentro da parceria Prefeitura e Unesc. “É a teoria colocada na prática para atender toda esta população do Centro. A Unesc é a nossa grande parceira. A prefeitura se coloca quase como uma extensão da Universidade e esta ação é a prova prática disso. Tenho certeza que a comunidade vai ganhar, pois este é o propósito da Universidade e da Prefeitura”, fala.

O prefeito lembra ainda que imóvel no qual a UBS do Centro está instalada hoje, localizada na Rua João Pessoa, pertencia ao Governo Federal. “Aquele prédio é onde funcionava o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Os mais antigos sabem do que estou falando. O imóvel pertencia ao Governo Federal e foi difícil trazer para o patrimônio do Município, mas ele também é dos criciumenses. Saímos do espaço pequeno que atendeu a população por décadas e estamos em um espaço três vezes maior, sendo um dos melhores espaços públicos na área da saúde que temos”, pontua o prefeito.

Parcerias de sucesso

Comunitária e com a experiência de quase 54 anos, os serviços da Unesc sempre chamam atenção da comunidade e é por isso que esta não é a primeira parceria entre a Instituição e a Administração de Criciúma. Entre elas está o Ambulatório de Feridas, o atendimento a ostomizados, farmácia, fisioterapia, estágios e residências. “Tudo fica mais leve na gestão quando as parcerias acontecem. Agora, com a gestão compartilhada da UBS do Centro, levaremos o conhecimento e a experiência, fazendo uma gestão de ensino, prática, teoria, ampliando o atendimento em um local que já suporta esta demanda, mas precisamos de mais recursos humanos e mais condições, por isso não temos dúvida que esta parceria dará certo”, cita o Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Atividades a serem desenvolvidas:

Médicos: Consultas clínicas (Diabéticos com hemoglobina glicada), consultas ginecológicas, consultas de pré-natal de risco convencional.

Enfermeiros: Consultas de Enfermagem para gestantes de risco convencional, para pacientes diabéticos (com hemoglobina glicada), para hipertensos; Testes rápidos para gestantes Sifilis + HIV; atendimentos individualizados, coleta de preventivo do câncer ginecológico e de mamas; atendimentos domiciliares em equipe.

Psicólogos: atendimentos individualizados, atendimentos domiciliares.

Farmacêuticos: dispensação de medicamentos e farmácia clínica, grupos, atendimentos domiciliares.

Fisioterapeutas: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Profissionais de Educação Física: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Médico pediatra: Consultas pediátricas.

Cirurgião dentista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares em equipe. Equipe saúde bucal.

Nutricionista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Você também pode gostar