Notícias de Criciúma e Região

Associação beneficente de Criciúma recebe R$ 200 mil de doação da Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho de Santa Catarina, por meio da 2ª Vara do Trabalho de Criciúma, destinou R$ 200 mil à Associação Beneficente Abadeus na última terça-feira, dia 5. A doação é resultante dos valores executados em ação civil pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), em razão do descumprimento de medidas de saúde e segurança do trabalhador por parte de empresa de revestimentos cerâmicos do Sul do Estado.

O diretor-presidente da Abadeus, Gerço Gomes Monteiro, e a coordenadora administrativa, Gislaine Cardoso Monteiro Vieira, foram recebidos na unidade judiciária pelo juiz Paulo André Cardoso Botto Jacon e pelo diretor de secretaria, Egilio Garcia. Os representantes da associação assinaram o termo de compromisso de fiel depositário. O montante será aplicado no projeto Literacia Digital – construindo a transformação digital nas comunidades vulneráveis, que visa a inclusão digital de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A indicação da Abadeus foi feita pela procuradora do Trabalho Ana Roberta Tenório Lins Haag. A entidade já estabeleceu parcerias anteriores com o TRT-12, como é o caso da ação em conjunto com o Criciúma Esporte Clube e a OAB local para o combate ao trabalho infantil, que será realizada em outubro.

A entidade beneficiada

A Associação Beneficente Abadeus possui 63 anos de existência e já atendeu mais de 300 mil crianças, jovens, adultos e idosos das comunidades de Criciúma e região com seus programas. Em 2021, foi criado o Abadeus Centro de Inovação Social, com a proposta de ser um hub de inovação, tecnologia e empreendedorismo na periferia da 7ª maior população de Santa Catarina.

O Centro tem o objetivo de promover a cultura inovadora e empreendedora, capacitando e conectando pessoas ao conhecimento, ao pensamento criativo, inovador e ao futuro para a geração de valor e oportunidade, com foco no impacto social e sustentabilidade. Anualmente mais de 5 mil crianças, jovens, adultos e idosos são atendidos pelos projetos do centro.

Você também pode gostar