Alunos do Senai Criciúma conquistam estágio na Thomson Reuters

Estagiar é um importante passo na carreira dos jovens. Agora, já imaginou tornar este desejo em realidade ainda no ensino médio? Dois alunos do Ensino Médio Senai Conecte de Criciúma podem responder a essa pergunta. Emily Encine e Jhonata Amboni, de 18 e 16 anos, foram selecionadas pela Thomson Reuters, provedora líder mundial de informação estratégica e soluções em tecnologia para os principais segmentos da economia, e agora fazem parte do quadro de funcionários.

Durante o processo seletivo, dividido em quatro etapas, os alunos concorreram a oito vagas com estudantes de nível superior. Após a seleção dos currículos, uma dinâmica via Skype foi realizada, onde os selecionadas foram desafiados para em 25 minutos associarem um produto ao cliente, apontando pontos positivos e negativos. Num segundo momento, durante uma dinâmica presencial os jovens foram convidados a falar sobre o cenário da empresa e a propor soluções e melhorias, se fosse necessário.

“O Conecte iniciou suas atividades em Criciúma em 2017, sua proposta inovadora além de chamar a atenção dos alunos, destacou a importância das habilidades para o século XXI, tanto requisitada pelas empresas, não somente da região. Entre os diversos clubes que os alunos optam no contraturno, o objetivo é oportunizar o Clube de Estágio, uma forma qualificada e profissional para que os jovens adquiram experiência fora da escola, e as empresas estão apoiando a ideia”, explica o coordenador educacional do Senai Criciúma, Rodrigo Brandelero.

Emily irá atuar na área de produtos, onde dará apoio nas análises de solicitações de melhorias, acompanhamento das mudanças de layout de notas eletrônicas para possíveis modificações no sistema entre outras atividades.  Ela já atuou no mercado de trabalho mas agora espera por algo novo. “Agora a experiência será diferente, vou poder aplicar na empresa o que aprendi em sala de aula, e trazer experiências para a escola e compartilhar com meus colegas. É a oportunidade de estar vivenciando a jornada de trabalho em uma empresa conceituada”, pontua a estudante.

Para Jhonata a expectativa é bem diferente, já que este será o seu primeiro emprego. O aluno irá atuar na área de testes, onde realizará testes de softwares e desenvolvimento de relatórios dos erros detectados.  “Algo totalmente novo, vai ser uma rotina um pouco puxada, mas irá valer a pena, pois é uma multinacional, e o meu primeiro emprego ser em uma empresa desse porte é muito gratificante. A expectativa é muito grande, aliás é uma oportunidade de ouro”, descreve o jovem.

Quando o assunto é o suporte que a instituição oferece a resposta é unânime. “A metodologia do Senai nos deixou preparado para esse novo passo em nossas vidas”, expõe Jhonata. Para Emily não é diferente. “Eles nos dão total apoio em questão de carreira estudantil e profissional. Desde acompanhamento com uma pessoa especializada em RH, que nos dá dicas de como montar um currículo, como devemos nos comportar em uma entrevista de emprego. O Senai nos incentiva a buscar conhecimento de forma prática resolvendo verdadeiros desafios”, complementa a estudante.

“Os jovens que vão ingressar no estágio, por exemplo, concorreram com alunos de outras instituições de ensino, inclusive de nível superior. E o mais importante para o jovem Conecte, além da conquista da vaga, é poder contribuir com o crescimento da empresa a partir da resolução de problemas, dando apoio ao setor com orientação do supervisor de estágio, seja no Senai ou na empresa”, finaliza o coordenador educacional do Senai Criciúma.

Thomson Reuters

Resultado da aquisição do Reuters Group pela Thomson Corporation em 2008, a Thomson Reuters é a provedora líder mundial de soluções em tecnologia e informação estratégica para empresas e profissionais dos segmentos financeiro, de risco e compliance, jurídico, tributário, contábil e de comércio exterior. Com mais de 45 mil profissionais no mundo (2.200 no Brasil), a empresa utiliza sua expertise global para auxiliar seus clientes a transformarem dados em estratégia, possibilitando otimização na gestão de investimentos, mitigação de riscos e cumprimento de todas as obrigações legais e regulatórias.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.