Notícias de Criciúma e Região

Alerta! Bandidos utilizam nome da Acic para golpe dos boletos falsos

Golpistas tem emitido boletos com nomes parecidos com o da Acic e enviado a empresários; veja como evitar cair no golpe

Golpistas tem utilizado o nome da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para realizar o golpe do boleto falso. Com nomes parecidos com o da entidade, os golpistas tem encaminhado boletos e cobrado valores indevidos de empresas do Sul catarinense.

“O boleto bancário é emitido pela “Associação das Empresas de Criciúma”, com endereço e CNPJ diferentes dos da Acic”, informa a nota da Associação.

Por isso, a entidade empresarial reforça a todos os empresárias que observem, com atenção, os dados do beneficiário antes de realizar qualquer pagamento. Os boletos da Acic são emitidos apenas pela Cooperativa Sicredi.

“Em caso de dúvida, entre em contato com a entidade pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3461-0900”, orienta a nota.

Golpe que mais cresce no Sul

Recentemente, o golpe dos boletos falsos foi alvo de matéria do Portal Litoral Sul. A prática está em grande crescimento em nossa região. São registrados em média, apenas pelo Procon, cerca de 50 casos por mês. Com uma média de três a cinco novos casos por dia. Sem contar os casos que são registrados diretamente na Polícia Civil, ou que nem chegam a ter registro dos órgãos oficiais.

Veja como identificar um boleto falso:

Código de barras
Ao checar o código de barras do boleto, o número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento. Além disso, os três primeiros números também devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, enquanto os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago.

Dados do beneficiário
No campo do beneficiário, deve constar o CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento. Também é fundamental conferir o nome da loja. Vale a pena buscar por erros de digitação, logotipos trocados, ou até mesmo pesquisar o CNPJ na Receita Federal para ter certeza de que o documento é de fato verdadeiro.

Valor do pagamento
O valor do boleto deve estar informado no campo “valor do documento” e ao final da numeração do código de barras. Também é importante observar se o valor cobrado no boleto é o mesmo informado no seu histórico de pedidos do e-commerce ou loja.

Remetentes desconhecidos
Evite visualizar boletos enviados por remetentes desconhecidos em e-mails ou mensagens de redes sociais. Prefira sempre utilizar os canais oficiais de compra de lojas ou instituições financeiras e visualize os documentos por meio dessas páginas.

Evite baixar e imprimir

Não é indicado baixar e imprimir o documento, já que existem casos de golpes que invadem computadores e instalam programas para alterar as informações durante o processo de impressão. Sendo assim, se o remetente for conhecido, prefira sempre visualizar o boleto na página ou abri-lo em arquivo PDF.

Fonte: Exame e Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

 

Leia Mais

Golpe do boleto falso cresce e faz diversas vítimas; saiba como evitar

 

Você também pode gostar