Notícias de Criciúma e Região

Agroponte mostra a força do agronegócio e movimenta o Sul catarinense

Agroponte conta com a participação de 108 empresas e 60 pecuaristas e segue até este domingo, dia 21

Com 108 empresas e 60 pecuaristas participantes, a 11ª edição da Agroponte mostra a força do agronegócio e movimenta a economia do Sul catarinense. Neste sábado, dia 20, o movimento era intenso no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. A expectativa da organização é que 60 mil pessoas passem pela feira até este domingo, dia 21, quando ocorre o encerramento.

A diretora comercial da NossaCasa Feiras & Eventos, Jaqueline Backes, fala sobre como está sendo esta edição da Agroponte:

 

O Portal Litoral Sul apoia o evento e acredita na força do agronegócio. “A Agroponte é uma mostra da força que vem do nosso campo. Um grande e importante evento que movimenta toda a economia do Sul catarinense”, comenta a CEO do Portal, Karina Canto.

“Crescemos junto com a Feira”, afirma presidente da Sicredi Sul

Com um estande na Agroponte desde as primeiras edições, o presidente da Sicredi Sul SC, Aloisio Westrup, destaca que a feira cresceu junto com a cooperativa. “Sempre falo que a cooperativa e a feira cresceram juntos. Estamos participando desde a segunda ou terceira edição. Era bem pequeninha, era só um espaço dentro do pavilhão. Hoje já estamos vendo que tem que ter um espaço maior e nossa cooperativa cresceu junto. Coisa bonita, trabalhar com o Agro, eu que vim do campo. A agricultura está puxando para cima nosso Brasil”, comenta Westrup.

Sicredi participa desde as primeiras edições da Agroponte – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Hoje a Sicredi está presente em 45 municípios do Sul catarinense e possui 19 agências. “Tivemos um crescimento fantástico. A aceitação nas cidades que instalamos agências é muito boa. Uma coisa bonita ver a comunidade participando. Nós temos, hoje, produtos a oferecer em todas as áreas, da indústria ao comércio e estamos aqui na feira apoiando o Agro que é muito forte em nossa região”, destaca.

 

Fiat Trentino expõe carros em condição especial

A Fiat Trentino, também, participa da Agroponte 2022 e está com condições especiais. “Está sendo muito bom. A Trentino chegou em Criciúma esse ano, é muito importante estar participando de eventos como esse. Essa semana é o Dia D Fiat, melhor dia para comprar um carro da marca e viemos com preços e condições de pagamento especiais para a Agroponte. Está vendendo bem, esperamos fechar com chave de ouro amanhã (domingo)”, comenta o gerente da Fiat Trentino, Moacir Ribeiro.

Os modelos mais cobiçados e vendidos no estande são a Fiat Strada e a Fiat Toro.

Fiat Trentino de Criciúma participa da Agroponte pela primeira vez – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul


De Imbituba, Cerveja Imbé faz sucesso 

Do reecontro entre pai e filho na cidade de Imbituba, nasceu a Cervejaria Imbé. Com uma produção artesanal, a cervejaria é uma das participantes da Agroponte. “Ele morava em Florianópolis eu em Porto Alegre, então decidimos nos encontrar e morar em Imbituba. Quando ele deu a ideia de fazermos uma cerveja com butiá. Começamos a fazer e todo mundo gostou. Inicíamos a venda para amigos e foi se populazirando até termos que abrir uma fábrica”, conta o sócio-proprietário da Imbé, Eduardo Cardillo.

Cervejaria Imbé de Imbituba participa pela segunda vez da Agroponte – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Atualmente, são nove rótulos de diferentes cervejas. Na feira você pode encontrar oito tipos diferentes da bebida. “Estamos gostando bastante. As pessoas estão comparecendo, gostando do produto. É uma cerveja diferenciada, a Imbé com butiá que já fez sucesso na feira em 2021. Retornamos esse ano e estamos com um lançamento, a cerveja com mel que está sendo bastante aprecidada”, conta Eduardo.

 

Abacri vende produtos feitos com banana

 

Da agricultura familiar, a Associação dos Bananicultores de Criciúma (Abacri) expõe na Agroponte diveros produtos feitos com banana. Geléias, bolos, chips, entre outros, fazem parte do que está sendo vendido durante a feira. “Estamos expondo os produtos dos nossos associados, todos derivados de banana. Abacri incetiva a agricultura familiar e nossos agricultores a permanecerem na roça. Não temos fins lucrativos e trabalhamos apoiando o bananicultor”, explica o presidente da entidade, Luiz Niquele.

Abacri está vendendo diversos produtos feitos com banana – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Além da feira, a Associação está preparando a 4ª Festa da Banana que ocorre dia 25 de setembro no bairro Dagostim, em Criciúma. “Teremos o show com a cantora Elis, a inauguração da nossa sede, almoço e muito mais. Desenhos utilizados na divulgação e a frase da festa: ‘De cachos e pencas, saem lucros e vendas para muitas famílias criciumenses’, foram escolhidas em concurso nas escolas da área rural”, destaca Niquele.

Neste domingo, dia 21, a Agroponte ocorre das 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos na entrada e custam R$ 5. Crianças menores de 12 acompanhadas dos responsáveis não pagam ingresso.

 

 

 

 

Você também pode gostar