Notícias de Criciúma e Região

Ação social de alunos de cursos técnicos da Unesc beneficia moradores de rua

População de rua foi beneficiada com atendimento podológico e orientação sobre higiene oral e saúde bucal

A população de rua que diariamente busca apoio no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), para receber alimentação, roupas e tomar banho, também foi contemplada com atendimentos pedagógicos e de saúde bucal, realizados pelas alunas dos cursos Técnicos em Podologia e Saúde Bucal, supervisionadas pelas professoras Angela Soares e Camila Possamai Fontanella.

Para a realização dos atendimentos, foram levadas as cadeiras e todos os instrumentais para procedimentos ao público do Centro POP. Esta é a segunda vez que é realizada uma ação social no local. Segundo a professora da disciplina de Sistema do Atendimento Podológico, Ângela, esta foi a segunda ação realizada no Centro Pop. “As alunas já vivenciam a prática da Podologia todas as terças-feiras à tarde. Porém, a realidade da população de rua é bem diferente. Elas puderam efetivamente visualizarem e tratarem muitas patologias ainda não vistas nas aulas práticas. Foi uma experiência incrível”, relata a professora.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Já as estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal(TSB), oportunizaram atividades em pequenos grupos e individualmente, onde repassaram orientações sobre cuidados com a saúde bucal e a higiene oral. Os participantes voluntários receberam um folheto com instruções, preparado pela aluna Sthefani de Matia, e um kit de higiene oral contendo escova de dentes, creme dental e fio dental, disponibilizado pelo curso de Odontologia da Unesc através do professor Diego Pires. A estudante Tatiana Tomaz Milioli e também a professora Camila Possamai Fontanella participaram das atividades. “Sair da rotina dos atendimentos clínicos e vivenciar momentos como esse nos aproxima da realidade e nos faz refletir sobre a vida”, confessou a professora Camila.

Estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal(TSB), oportunizaram atividades

“Além de associar teoria e prática, este tipo de atividade promove o bem-estar para todos os envolvidos, trazendo sentido para a formação de futuros profissionais e um acolhimento para esta população tão desassistida. Acredito que iniciativas como esta façam parte da essência de uma Universidade Comunitária”, pontuou o professor Diego Pires.

Fotos: Divulgação/UnescTec

Você também pode gostar