Notícias de Criciúma e Região

Acadêmicos de Farmácia da Unesc têm oportunidade de colocar os ensinamentos em prática durante todo o curso

Graduação soma 20 anos de formação com excelência

Com infraestrutura de ponta, que inclui laboratórios equipados com tecnologia avançada e corpo docente altamente capacitado, o curso de Farmácia da Unesc se constitui como um dos melhores na contribuição da formação de excelência característica da Universidade ao longo dos 56 anos de existência.

Há 20 anos, o curso forma farmacêuticos para a região Sul do estado sendo, na maioria, profissionais que já deixam a graduação com emprego garantido nas mais diferentes áreas de atuação. Ainda dentro da estrutura oferecida aos estudantes, conforme a coordenadora do curso, Silvia Dal Bó, estão as farmácias Escola e Solidária, instaladas dentro das Clínicas Integradas de Saúde, além de um laboratório de análises clínicas, grandes diferenciais disponíveis para aqueles que escolhem a Unesc.

“São locais que proporcionam uma formação profissional de excelência. O currículo está estruturado conforme as diretrizes curriculares para os cursos de Farmácia, segundo preconiza o Ministério da Educação. A formação acadêmica é baseada no desenvolvimento de competências, em que o acadêmico deve saber a teoria, mas também a prática das atividades. Além disso, questões éticas também são desenvolvidas”, relata.

A Farmácia da Unesc ainda compartilha uma série de laboratórios de aulas práticas com outros cursos, como o Laboratório de Anatomia; de Microscopia; de Bioquímica, entre outros. “Contamos ainda com laboratórios específicos como, por exemplo, de Farmacotécnica e Cosmetologia; Controle de Qualidade de Processos Farmacêuticos, Fitoterapia e Homeopatia”, cita.

“Todos esses espaços apresentam estrutura física que garantem conforto e segurança, bem como são equipados para desenvolvimento completo das aulas práticas. Outros locais necessários para a formação acadêmica estão disponíveis dentro da Instituição. Além disso, vários convênios para realização de estágios também estão disponíveis, tanto na rede pública quanto privada, nos mais diferentes segmentos do mercado farmacêutico. Além da possibilidade de ganho financeiro para nossos acadêmicos, esses estágios colaboram com a formação prática”, acrescenta Silvia.

Cinco anos de uma formação completa

Ao todo, são cinco anos de curso já desfrutados pela estudante Caroline Vieira Búrigo. “Escolhi Farmácia porque queria algo na área de saúde. Li sobre o curso e percebi as infinitas possibilidades da Unesc e me encantei. Gosto das aulas práticas que me permitem produzir desde medicamentos até cosméticos. Atuamos também no controle de qualidade, alimentos, medicamentos e indústrias em geral”, revela.

Outra possibilidade oferecida pelo curso é a realização de intercâmbio. Por meio das parcerias internacionais, alguns estudantes já tiveram a oportunidade de estudar na Europa e nos Estados Unidos. “A Universidade tem o escritório de relações internacionais que trata de intercâmbios em vários locais no mundo, expandindo, assim, as possibilidades aos nossos acadêmicos”, reforça Silvia.

Já os professores são todos doutores ou mestres. Os farmacêuticos que lecionam possuem ampla experiência no mundo do trabalho, já que cada um trabalha em indústrias, empresas, farmácias ou no setor público.

Vários desses docentes também são pesquisadores e desenvolvem projetos em grupos vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “É possível que o acadêmico, inclusive, tenha bolsa de iniciação científica e participe ativamente das atividades de Pesquisas do grupo. Além dessas iniciativas, os professores também estão envolvidos em projetos de Extensão, como fitoterapia racional e o Cempics, que trabalha práticas integrativas e complementares em saúde”, comenta a coordenadora.

Outras informações sobre o curso de Farmácia da Unesc podem ser obtidas pelo contato (48) 3431-2561 ou ainda pelo e-mail: [email protected], além do perfil oficial no Instagram: @farmaciaunesc.

Chance de ingressar na graduação

Ao completar 56 anos de trabalhos prestados à comunidade do Sul catarinense, a Unesc segue preparada para receber novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas para ingresso ainda em julho de 2024. Para isso, não é necessária a realização de vestibular, com exceção do curso de Medicina.

Basta apresentar o histórico escolar, além dos documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o acadêmico já esteja matriculado.

No site unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções de graduação presencial e os diferenciais de cada curso.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Você também pode gostar