Abertura dos Jogos Pan-Americanos leva a cultura peruana para o mundo

Pela primeira vez os Jogos Pan-Americanos são realizados no Peru, e o Brasil desembarcou no país andino com o objetivo de conquistar o maior número de vagas que estarão em disputa para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A Cerimônia de Abertura foi nessa sexta-feira, 27, e o encerramento será no 11 de agosto.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A capital Lima recebe cerca de 6.850 atletas, de 41 países, que vão competir em 39 esportes, divididos por 62 modalidades. Destas, 22 são classificatórias ou contam pontos para o ranking rumo às disputas no Japão no ano que vem.

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima recebeu cerca de 50 mil pessoas no Estádio Nacional, que contou com uma réplica da montanha sagrada de Lima, o Nevado Pariacaca, que remete aos elementos da natureza e do patrimônio cultural do país.

Réplica da montanha sagrada de Lima, o Nevado Pariacaca

São 485 atletas brasileiros inscritos na competição. Destes, são 333 atletas com benefício do Bolsa-Atleta, sendo 68 com Bolsa Pódio. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da abertura dos jogos em Lima, acompanhado do presidente do Peru, Martín Vizcarraz.

Em Lima, o Brasil terá a delegação com maior igualdade de gênero da história. As 236 mulheres que participarão dos Jogos Pan-Americanos representam 48,5% do total de atletas na equipe nacional.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.