Notícias de Criciúma e Região

Ritos marcam elevação do Santuário em Içara à Basílica 

A Santa Missa presidida pelo bispo Dom Jacinto acontece neste sábado (14), às 15 horas

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, iniciou uma semana de oração pela sua elevação à Basílica Menor. O ápice, que culminará com o Rito de Dedicação e Elevação do Santuário à Basílica Menor, acontece neste sábado (14), às 15 horas, data em que a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz. A Santa Missa, que será presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da diocese e pela Rede Vida.

“Santa Catarina ganhou a sua primeira Basílica, justamente na Diocese de Criciúma, isso reforça a riqueza e a beleza da nossa Igreja”, destaca o reitor, padre Antônio Vander da Silva. O reitor do santuário reforça ainda que o espaço está passando por outras mudanças. “Nós temos agora o término de mais um espaço religioso, que é o caminho das sete dores e das sete alegrias, e vamos agora nos ajustar, até o final do ano, para o início do ano começarmos a ampliação da cafeteria, a ampliação do espaço da loja, porque de fato nós necessitamos e carecemos de cuidar bem desses elementos para acolher bem os peregrinos que vêm, acolher bem as pessoas que se aproximam, acolher aqueles que vêm rezar”, comenta.

O Santuário Diocesano, instalado em abril de 2017, conta atualmente com várias celebrações durante a semana, realiza periodicamente casamentos e batizados. Além do templo principal em formato de cruz latina o complexo religioso abrange uma área de 13,5 hectares e é composto por outras igrejas, caminhos de oração, monumentos, campanário, convento e auditório. “A dimensão do Santuário não pode ser compreendida somente no seu ambiente territorial, mas no espaço que ocupa no coração das pessoas, são muitos corações pulsando em sintonia com o coração de Cristo, uma força que faz jorrar esperança, alegria e coragem diante dos desafios”, pontuou padre Antônio no anúncio da elevação.

Primeira Basílica de Santa Catarina

O reitor explica que o reconhecimento é importante pois expressa uma proximidade ainda maior com o magistério da Igreja. A Igreja Católica reconhece dois tipos de Basílicas: as maiores, que são apenas quatro e estão no Vaticano. E as menores, que estão espalhadas pelo mundo. Com a elevação do Santuário, essa será a primeira Basílica de Santa Catarina, a 6ª no Sul do país e a 80ª em território nacional.

Programação

13/09 – Noite da vigília: procissão luminosa e abraço de luz à basílica menor

 20h – Lucernário e Abraço de Luz à Basílica Menor

Presidência: Pe. Antônio Vander da Silva

Liturgia: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

 14/09 – Solenidade pontifical

14h – Recepção das Peregrinações na igreja da Agonia

14h15 – Caminhada com o Apostolado da Oração e os prefeitos municipais com hasteamento das bandeiras dos municípios

14h45 – Recepção do Bispo Diocesano na porta da Basílica Menor e aspersão ao povo de Deus com sua entrada solene

15h – Solenidade de celebração eucarpisitca pontifical com rito de dedicação da basílica

Presidência: Dom Jacinto Inacio Flach

Liturgia: Pastoral Litúrgica do Santuário

17h – Sobrevoo de helicóptero e chuva de rosas sobre a Basílica Menor

15/09 – Dia do Senhor

09h – Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Vital Chitolina, Bispo Diocesano de Diamantino/MT.

11h – Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Antônio de Conto, Bispo Emérito da Diocese de Montenegro/RS.

15h – Solene Celebração Eucarística presidida por Pe. Rodrigo Emerim, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Balneário Arroio do Silva/SC.

18h – Solene Celebração Eucarística presidida por Pe. Antônio Mendes, Pároco da Catedral Imaculada Conceição de Diamantino/MT.

 * Confissões na Igreja da Misericórdia durante a Semana para obter a Graça das Indulgências Plenárias, ao participar do Solene Rito de Elevação à Basílica Menor Segunda a Sexta feira | 09h às 11h30min e 13h30min às 17h.

 

Você também pode gostar