Notícias de Criciúma e Região

Chapecó radicaliza e anuncia rompimento de contrato com a Casan

Prefeito João Rodrigues anunciou via redes sociais o início de processo de ruptura com a Casan / Foto: reprodução Instagram

O prefeito João Rodrigues (PSD) usou as redes sociais para comunicar que já está em andamento o processo de rompimento de contrato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), inclusive, com notificação já encaminhada. Conforme salientou, a situação chegou ao limite. Foram muitas as cobranças de melhorias no serviço de abastecimento de água e no tratamento de esgoto, sem que fossem cumpridas. “A falta de água é constante nos bairros”, disse o prefeito. Além disso, o desperdício de água supera a 40%.

Judicialização

O prefeito entende que a decisão vai gerar um embate judicial, mas que não vai impedir de que o Município assuma o controle e crie a Companhia Municipal de Água e Esgoto. Outro argumento para a decisão, é de que a CASAN não deu início às obras de captação do Rio Uruguai, conforme o Termo de Compromisso assinado em fevereiro de 2022, e além disso, está com o cronograma atrasado das obras de captação do Rio Chapecozinho, que tinha previsão para julho de 2025. Neste ano, o Procon chegou a multar a estatal pelo elevado número de denúncias de falta de água. A empresa catarinense tem agora 30 dias para responder a notificação.

Ricardo Guidi e Vaguinho Espíndola polarizam atenções em Criciúma

Vaguinho durante encontros macrorregionais com a população e ouvir o que elas pensam para o futuro de Criciúma / Foto: Gregori Flauzino

Carrego a impressão de que os dois pré-candidatos pela Prefeitura de Criciúma, Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PSD), irão polarizar na briga eleitoral, no pleito de outubro. Desde já, estão dando trabalho às assessorias. Até por isso, tenho dado atenção aos dois. Vaguinho tem o apoio do atual prefeito, Clésio Salvaro, e, ambos têm conversado de perto com a população. O diálogo parece ser uma premissa de como a campanha se dará, de parte do pré-candidato pedessista. Segundo Vaguinho, a intenção é que a iniciativa promova uma aproximação com os cidadãos, para que as pessoas se sintam acolhidas e ouvidas em seus mais diversos pedidos.

Guidi garante o apoio dos Republicanos

Segundo as lideranças do partido a escolha foi pensada visando o melhor para a cidade. (Foto: Mariéle Salvador)

Já o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi, segue também dentro das suas estratégias. Esta semana, recebeu um reforço que considera importante para o pleito eleitoral: o do Republicanos. O Partido é liderado pelo deputado federal Jorge Goetten, em Santa Catarina, e por Jefferson Monteiro, em Criciúma. A definição aconteceu nesta quarta-feira, 17 de julho. O apoio do Republicanos é muito bem-vindo. Esta união fortalece nossa pré-candidatura e juntos construiremos uma Criciúma melhor”, afirmou Guidi. Já o presidente municipal da sigla, Jefferson Monteiro, reforçou que a escolha foi pensada visando o melhor para a cidade. Também participaram do encontro Juca Mello, vice-presidente estadual do Republicanos, Bruno Mello, vice-presidente estadual do PL, e o ex-deputado federal e ex-secretário de saúde da cidade, Acélio Casagrande.

Contato com a coluna: [email protected]

Você também pode gostar