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Philco e Britânia visitam Unimed Criciúma para conhecer case de inovação

Empresas demonstram interesse na central de atendimento via WhatsApp usada pela cooperativa

Além de ser referência em cuidado de pessoas no Sul catarinense, o Grupo Unimed Criciúma também tem se destacado no Brasil pela inovação. Nessa terça-feira, dia 9, representantes das empresas de eletrônicos Philco e Britânia visitaram a cooperativa para conhecer o funcionamento da central de atendimento digital via WhatsApp.

Há quatro anos, o Grupo implementou essa ferramenta, pensando na satisfação de todos que usam os serviços da instituição. A nova funcionalidade tem gerado resultados positivos para os usuários e para a organização, com mais agilidade, qualidade, eficiência e segurança na comunicação e prestação de serviços aos beneficiários do plano de saúde. O case de inovação também ganhou destaque ao conquistar o Prêmio CLIC 2023, o maior evento sobre inovação do Sistema Unimed do Brasil.

Com isso, os gerentes dos departamentos de E-commerce e do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas Philco e Britânia estiveram na cooperativa para conhecer esse serviço. O objetivo é implementar o mesmo sistema nas empresas, que ficam localizadas em Joinville (SC) e Curitiba (PR).

“A visita superou nossas expectativas daquilo que nós tínhamos em mente. Conhecer o processo de inovação dentro de um fluxo de atendimento, principalmente no formato WhatsApp, e com um time bem robusto para um atendimento humano. Vamos levar muito do que a Unimed tem de boas práticas para nosso modelo de negócio”, enaltece o gerente executivo de Operações da Britânia, Alisson Rodrigues.

Os representantes acompanharam todo o processo de atendimento digital, desde o momento em que as pessoas fazem o primeiro contato, até a finalização do serviço. Também trocaram experiências, ideias e tiraram dúvidas com os colaboradores dos setores de Relacionamento e Inovação da instituição.

“Implantar essa ferramenta na cooperativa foi uma solução para a alta demanda de atendimentos. Desde que a central entrou em operação, notamos uma melhora significativa no nosso relacionamento com os clientes. Estamos muito satisfeitos em ser um exemplo para outras empresas no Brasil, reconhecendo a importância dessa ferramenta”, destaca o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

O que é a central de atendimento digital

A central de atendimento digital atende as principais demandas do cliente, como: agendamento de exames, autorizações, contato com os laboratórios Unimed e Búrigo, Hospital Unimed Criciúma (HUC), Hospital São João Batista (HSJB), além de serviços de autoatendimento, como segunda via de boletos, demonstrativo de Imposto de Renda, abertura de protocolo e status de autorização. São 25 serviços disponíveis em um único número de WhatsApp.

O serviço foi implementado no Grupo Unimed Criciúma em 2020, devido ao crescimento da organização, que ficou ainda maior após a aquisição do HSJB, da rede de Laboratórios Búrigo e do processo de construção do Hospital Unimed Vale do Araranguá. Com essa expansão, naturalmente o número de clientes aumentou e foi identificado que era preciso criar um novo canal de atendimento, pois era realizado em sua maioria por telefone.

O setor de Inovação da organização identificou a necessidade, junto ao departamento de Relacionamento, e buscou soluções para atender a demanda. Além disso, a ferramenta também permite o acompanhamento dos suportes com indicadores em tempo real.

“Nossos atendimentos não eram padronizados e havia um contato para cada setor. Isso acabava confundindo as pessoas e gerando uma demanda grande para a cooperativa. Então, decidimos buscar uma ferramenta para melhorar esse contato entre o cliente e instituição e automatizar processos para agilizar as demandas aos nossos usuários”, explica o coordenador de Projetos e Inovação da Unimed Criciúma, Lucas Bonfante Rebelo.

Ao conhecer esse serviço implementado no Grupo Unimed Criciúma, os representantes das empresas Philco e Britânia testemunharam a eficiência operacional da plataforma e absorveram insights sobre como a inovação e a tecnologia podem melhorar o relacionamento com o cliente.

Foto: Divulgação
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