Notícias de Criciúma e Região

APAE Cocal do Sul usa aulas de música e canto como estimulação multissensorial

Crianças, jovens e idosos aprendem e se divertem com as aulas e projetos oferecidos na instituição

Sons diversos, produzidos através de itens simples, como colheres, folhas de papel, chocalhos, mas que trazem grandes benefícios na estimulação multissensorial dos alunos da APAE Cocal do Sul. Esta abordagem criativa e acessível, proporcionada pelas aulas de música oferecidas pela instituição, permite que os alunos experimentem diferentes texturas e vibrações, desenvolvendo a percepção auditiva e tátil.

Ao utilizar objetos do cotidiano, a professora Anetais Candido consegue tornar a música mais inclusiva e acessível para as crianças, facilitando a participação ativa de todos os alunos. “Trabalhar com utensílios comuns não só desperta a curiosidade das crianças, mas também lhes dá uma nova perspectiva sobre os sons que podem criar com coisas simples,” explica a professora. “Isso é extremamente enriquecedor para o desenvolvimento sensorial e cognitivo.”

 

 

Em outro ambiente da escola, nas tardes de quinta-feira, o Maestro Jaime De Brida reúne alunos adultos e idosos para as aulas de canto coral. Com entusiasmo e dedicação, ele conduz os alunos e trabalha ritmos e canções, criando um ambiente divertido e acolhedor, onde cada aluno se sente valorizado. Sob sua orientação, os alunos aprendem a harmonizar suas vozes, a seguir ritmos e a expressar emoções através do canto.

“O coral não é apenas sobre cantar; é sobre união, expressão e alegria,” comenta Jaime De Brida. “Ver os alunos se apresentando e se divertindo é a maior recompensa”, afirma o Maestro.

Benefícios diversos

Tanto nas aulas de música como as de canto coral, as atividades são projetadas para estimular múltiplos sentidos simultaneamente. “A música envolve a audição, a visão, o tato, a propriocepção e o movimento, promovendo um desenvolvimento integral. Os alunos desenvolvem a coordenação motora, a percepção auditiva, a capacidade de concentração e a expressão emocional, enquanto desfrutam de uma experiência rica e gratificante”, explica a professora de música da APAE, Anetais Candido.

Muito mais que entretenimento, a música é considerada terapêutica e quando trabalhada da maneira correta, traz inúmeros benefícios como:

  • estimulação visual, através da observação e repetição dos movimentos ou leitura da pasta de músicas;
  • estimulação auditiva, com a identificação de diferentes sons, ritmos e melodias, além da diferenciação de timbres e sons específicos de cada instrumento;
  • estimulação tátil, para o caso do uso de instrumentos e o reconhecimento da textura e a vibração deles;
  • estimulação cinestésica, que desenvolve a coordenação motora, quando o aluno se move ao ritmo da música, dança ou realiza movimentos específicos para tocar instrumentos, além da melhora a comunicação não verbal ao utilizar gestos e movimentos faciais para expressar emoções durante o canto;
  • estimulação proprioceptiva, que desenvolve a consciência corporal, através do ajuste de posturas e movimentos ao tocar instrumentos ou cantar;
  • desenvolvimento cognitivo e emocional, que ajuda na melhoria da memória, concentração e habilidades de resolução de problemas, além de permitir que os alunos expressem sentimentos, reduzam a ansiedade e aumentem a autoestima;
  • desenvolvimento social e físico, já que melhora as habilidades de comunicação, cooperação e interação social. A prática regular de música e canto também desenvolve a coordenação motora, controle respiratório e postura, beneficiando a saúde física dos alunos.
Inclusão e socialização

Todos os anos, os alunos da APAE Cocal do Sul realizam apresentações em eventos fora da instituição, encantando o público com suas performances musicais. “Essas apresentações são momentos de grande orgulho e realização, tanto para os alunos quanto para nossas equipes. Elas não só exibem o talento e a dedicação dos alunos, mas também promovem a inclusão e sensibilizam a comunidade sobre a importância do apoio a pessoas com deficiência”, destaca a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

A criatividade e a dedicação da equipe, aliadas à alegria e ao entusiasmo dos alunos, fazem dessas atividades uma parte essencial do trabalho da instituição. Com cada som e canção, a APAE Cocal do Sul continua a construir um futuro mais inclusivo e cheio de oportunidades para todos.

 

Você também pode gostar