Conheça o jovem Isac, destaque de Criciúma na matemática e raciocínio lógico
Estudante possui vários prêmios nacionais por competições na área
“Desde muito pequeno, Isac sempre se interessou por jogos que estimulam o raciocínio rápido, a matemática, encaixes e quebra-cabeças difíceis e diferentes” destaca Larissa Maciel, mãe do jovem Isac Vinícius Xavier Maciel Rocha, de apenas 12 anos. Hoje, o menino é destaque na área de ciências, raciocínio lógico e matemática, recebendo inclusive uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Criciúma nesta segunda-feira (8).
Isac possui vários títulos em competições de ciências, matemática e lógica. Em 2023, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), competição que envolveu mais de 18 milhões de estudantes do Brasil. Também foi premiado na Olimpíada Nacional do Conhecimento (competição que possui provas que envolvem várias áreas das ciências, como biologia, história, geografia, além de matemática) em 2023. Foi ainda campeão brasileiro de Raciocínio Lógico no ano de 2022, com maior nota do Brasil, representando Criciúma, competindo com outros 55 mil alunos. Entre outros títulos.
A vinda para Criciúma
A família é de Maceió, onde Isac nasceu. Conforme a mãe do menino, a família veio visitar Criciúma em 2018. “Meu esposo já conhecia a cidade e sempre quis nos trazer aqui, falava muito bem de tudo. A propaganda convenceu”, destaca Larissa. Isac, então com 6 anos, visitou pela primeira vez a cidade, conheceu a robótica e o xadrez oferecidos aqui. “A gente voltou para Maceió, mas ele sempre pedia pra vir morar aqui”, afirma ela. Desde então, a família passou algumas temporadas aqui, retornando para Maceió. Sempre que estava por aqui, Isac participava da rede pública de ensino. Nessas oportunidades, representava Criciúma nas competições científicas. Até que, agora em 2024, a família se mudou para a cidade de forma permanente.
Interesse natural
Em 2020, durante a pandemia, Isac descobriu as olimpíadas de ciências. “Vimos uma prova com inscrições pra fechar em breve e ele quis fazer. Era sobre astronomia, nível alto, assuntos que geralmente não são trabalhados no dia a dia. Surpreendentemente, quando recebemos o resultado, ele tinha gabaritado”, conta a mãe. Depois disso, começou a se aventurar nas olimpíadas das diversas áreas do conhecimento e acumular vários títulos.
Conforme a mãe, o menino estuda bastante, mas de forma leve e natural. “Ele faz pesquisas na Internet e em conteúdos no YouTube. Quando não sabe um assunto, pesquisa e descobre. No tempo livre, faz várias atividades, como esportes e jogos online com amigos”, relata Larissa.
Através do resultado da Obmep, na qual ele foi ouro nacional, Isac recebeu uma bolsa do Programa de Iniciação Científica Júnior do Governo Federal. “Acreditamos que esse acesso a professores de matemática reconhecidos no Brasil vai ampliar seu conhecimento na área”, afirma.
Sobre o futuro
Para Isac, a área do raciocínio lógico é a que mais gera interesse. “É a que mais gosto, acho divertido. Parece com jogos, mas tem que treinar porque existem estratégias para resolver os problemas. Isso também acaba exercitando o cérebro”, revela o estudante.
Sobre o futuro, o menino afirma que sabe que existem muitas opções, então ainda não definiu um caminho para seguir. “Tenho interesse nas áreas da engenharia, inteligência artificial, programação, mas tem muitas outras que ainda não conheço. Então prefiro me manter nos estudos, porque em todas elas a matemática e o raciocínio lógico vão me ajudar muito”, ressalta.