De onde surgiu a expressão “de araque” significando uma coisa falsa/mentirosa?
Insulto está ligado a bebida alcoólica árabe
Uma coisa “de araque” é sem valor ou de mentira. A mentira é algo que permeia o nosso cotidiano de uma forma impressionante. Apesar de ser condenada como pecado e figurar grandes casos de corrupção, a mentira, por menor que seja, acaba sendo quase inevitável. No dia a dia, o hábito acaba tendo tamanha relevância, que pode ser vista nas várias expressões que denunciam a consumação do ato. Entre outros tantos, o termo “de araque” aparece sempre junto a algo que parece ser uma coisa, mas não é.
A origem desse insulto está em uma bebida chamada “arak”, trazida ao Brasil por imigrantes árabes de origem não-muçulmana. Uma bebida destilada, fabricada a partir da seiva da palmeira ou do arroz e dotada de um altíssimo teor alcoólico. Chamada também de “leite de camelo” ou “néctar dos deuses”, o teor alcoólico do arak fica entre 45 e 50%, puro, pode chegar a 80% de álcool. Em geral, ele é diluído em água. É adocicado, semelhante a um licor e possui forte aroma e sabor de anis. Geralmente, é consumido após as refeições, exceto pelos muçulmanos que não consomem bebidas alcoólicas.
Foi produzido primeiramente pelos egípicios, com o cultivo do anis. Atualmente, os principais produtores são Siria e Líbano que disputam o titulo do “melhor Arak do mundo”. O Arak ou Arrack autêntico é feito com tâmaras fermentadas e anis. Na Península Ibérica ele era feito com destilado de uva, e considerado falsificado pelos mouros.
Trazida ao Brasil pelos imigrantes árabes de origem não muçulmana, essa bebida logo foi conhecida pelo seu potencial em causar uma grande sensação de embriagues. A expressão se popularizou como gíria a partir do Rio de Janeiro, pelos imigrantes espanhóis, que já apreciavam o Arak. Por ser muito forte, o drinque é capaz de provocar grandes bebedeiras em pessoas não acostumadas. Como todos sabem, o bebum, além de deixar escapar muitas verdades, também confessa o seu estado tétrico quando começa a falar uma série de histórias “de araque”.
E foi dessa forma que, a partir do aportuguesamento do termo “arak”, que a expressão aqui explicada, saiu dos copos para incorporar-se à linguagem usual.
Logo, uma história “de araque” é aquela tão sem credibilidade como os embriagados pela bebida “arak”. Daí o surgimento da expressão pejorativa “de araque” para se referir a algo que é tão desacreditado quanto uma pessoa de porre.
Espero que tenha gostado de conhecer a origem dessa expressão. Agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
Leia também as colunas:
Como surgiu a expressão popular “dar a mão à palmatória”
Conheça a origem da expressão “Vai para o caralho”
De onde vem a expressão ‘pé-rapado’?