Inscrições abertas para cursos da Escola Móvel do Senai em Cocal do Sul
Primeira unidade foi inaugurada no município com os cursos gratuitos de qualificação profissional de pedreiro de alvenaria, soldador básico e modelista
A primeira unidade do Projeto Escola Móvel do Senai foi inaugurada em Cocal do Sul, numa parceria com Senai de Criciúma. Duas turmas, totalizando 40 estudantes, iniciaram a qualificação profissional nos cursos de pedreiro de alvenaria e soldador básico. Para a próxima semana, será iniciado também o curso de modelista de roupas, com aulas também no período vespertino e noturno, para mais 40 alunos da cidade.
“Há três anos iniciamos este projeto de forma pioneira no Sul do estado levando cursos conforme a vocação de cada município, garantindo a formação que a indústria local precisa e a qualificação assertiva, formando profissionais em um curto espaço de tempo. Cocal do Sul é a 11ª cidade a receber esse projeto com cursos que irão levar uma capacitação de qualidade a todos os alunos”, destaca a gerente executiva do Senai Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.
Projeto Escola Móvel
O Projeto Escola Móvel, é uma ação itinerante que leva toda a infraestrutura de laboratório do Senai para dentro das cidades, sem a necessidade de deslocamento dos moradores. Em Cocal do Sul é feita por módulos educacionais novos, nunca antes utilizados, onde há salas de aula, acessibilidade, laboratórios e toda a infraestrutura encontrada em uma escola física da instituição.
“A melhor arma para mudar o mundo é a educação. É por meio dela que podemos fazer diferente, mudamos nossas vidas, a nossa cidade”, aponta o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri Marcelino.
Os cursos da escola móvel iniciados na noite dessa segunda-feira, 21 contam com uma carga horária de 160 horas e duração aproximada de 40 dias de aulas. Ainda estão disponíveis algumas vagas para os cursos de modelista de roupas e pedreiro de alvenaria. Iinteressados podem realizar a inscrição até o dia 25 de agosto, sexta-feira, gratuitamente no Cras (bairro Jardim Itália, ao lado do ESF). É necessário levar os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.